Esportes

Após jogar sua 1ª Copa, Islândia apresenta sueco Erik Hamren como novo treinador

Ele chega para substituir Heimir Hallgrimsson, que optou por não renovar o seu contrato após a inédita participação do time nacional no Mundial

Após jogar sua 1ª Copa, Islândia apresenta sueco Erik Hamren como novo treinador

Depois de disputar na Rússia uma Copa do Mundo pela primeira vez, a Islândia iniciou um novo ciclo importante nesta quarta-feira, quando o sueco Erik Hamren foi apresentado oficialmente, na capital islandesa Reikiavik, como novo técnico da seleção do país. Ele chega para substituir Heimir Hallgrimsson, que optou por não renovar o seu contrato após a inédita participação do time nacional no Mundial.

Ex-comandante da Suécia, Erik Hamren levou a seleção às edições de 2012 e 2016 da Eurocopa, mas em nenhuma destas ocasiões a equipe nórdica passou da primeira fase da competição. Agora à frente da Islândia, ele terá como seu auxiliar Freyr Alexandersson, promovido a um posto de maior destaque pela Federação Islandesa de Futebol (KSI, na sigla em islandês) e que seguirá comandando a seleção feminina do país, o que já faz há cinco anos.

Os dois assinaram contrato para comandar o time nacional por dois anos. Hamren anteriormente assumiu a Suécia em 2010 e, embora tenha levado o país por duas vezes à Eurocopa, acabou fracassando na tentativa de qualificá-lo para a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Antes de contratar o sueco, a KSI esperava acertar a permanência de Hallgrimsson, que fez parte da comissão técnica da Islândia por sete anos e conquistou feitos históricos neste período. Além de conduzir a seleção ao Mundial da Rússia, o comandante formou uma dupla de treinadores com o sueco Lars Lagerback na campanha na qual a equipe nórdica surpreendeu ao avançar às quartas de final da Eurocopa de 2016, na França, onde eliminou a Inglaterra nas oitavas.

Dois anos depois, em solo russo, ele comandou a seleção do país com a menor população a disputar uma Copa do Mundo em todos os tempos. Em sua campanha na Rússia, a Islândia estreou com um surpreendente empate por 1 a 1 com a Argentina de Lionel Messi, mas depois acabou sendo eliminada na fase de grupos ao sofrer derrotas para Nigéria, por 2 a 0, e Croácia (2 a 1), que depois viria a se tornar vice-campeã mundial.

Motivado pelo próprio histórico vencedor de Hallgrimsson, Hamren exaltou a importância que significará o objetivo de manter a seleção islandesa em alta no cenário europeu e mundial. “Sou técnico há mais de 25 anos no mais alto nível e enfrentei muitos desafios, mas este poderá ser o mais importante da minha carreira”, disse.

Em sua trajetória como treinador de clubes, Hamren atingiu como feitos mais expressivos as conquistas dos títulos do Campeonato Dinamarquês pelo Aalborg, em 2008, e do Norueguês pelo Rosenborg, em 2009. Com 61 anos de idade, ele terá como a sua principal missão neste período de dois anos de contrato com a Islândia classificar a seleção para a Eurocopa de 2020, que será realizada em 12 diferentes países.