O gol marcado aos oito minutos do primeiro tempo no triunfo santista por 3 a 1 sobre o Avaí, domingo, na Vila Belmiro, colocou o time na liderança do Campeonato Brasileiro e pode ser importante para Derlis González na sequência da temporada. Em jejum e sem ter sido aproveitado após a pausa do torneio em função da Copa América, o paraguaio retribuiu a chance com um gol decisivo, que deverá ajudá-lo a recuperar seu status na equipe.
Embora o técnico Jorge Sampaoli tenha o rodízio nas escalações como uma das suas principais características à frente do Santos, Derlis foi titular em boa parte do primeiro semestre. Mas a escassez de gols e a chegada de reforços, como Uribe e Marinho, o fizeram perder essa condição e a ficar, ainda que temporariamente, em segundo plano.
Na retomada do Brasileirão após a Copa América, Derlis foi relacionado no Santos para os duelos com Bahia e Botafogo, mas não deixou o banco de reservas. A situação só foi mudar no último fim de semana, no triunfo por 3 a 1 sobre o Avaí, quando foi escalado na vaga que vinha sendo de Uribe, com Eduardo Sasha sendo deslocado para o comando de ataque.
Surpresa da escalação, o paraguaio respondeu com um gol e outras boas jogadas pelo Santos no triunfo por 3 a 1, recebendo elogios de Sampaoli. “Depois de uma boa Copa América, Derlis estava bem nos treinamentos e por isso pensei que ele seria o ideal pelo lado direito”, disse.
O gol marcado diante do Avaí foi o oitavo de Derlis pelo Santos em 25 jogos disputados nesta temporada e encerrou um longo jejum. Afinal, depois de anotar em 31 de março, na derrota por 2 a 1 para o Corinthians, pelo Campeonato Paulista, havia entrado em campo mais dez vezes, sempre passando em branco, numa série encerrada apenas no 11º compromisso.
O desempenho contrasta com o exibido por Derlis no começo da temporada, quando marcou sete vezes em 14 jogos, o que incluiu três gols nos seus três primeiros compromissos no ano, algo que lhe rendeu a confiança imediata de Sampaoli no seu futebol.
No período do jejum pelo Santos, Derlis fez gols pela seleção paraguaia. Convocado para a disputa da Copa América, marcou uma vez nos dois amistosos preparatórios da equipe para o torneio. E também na estreia do time na competição, diante do Catar. Mas acabou ficando mais marcado pelos pênaltis perdidos, contra a Argentina, na fase de grupos, e também diante da seleção brasileira, nas quartas de final, o que foi determinante para a eliminação do Paraguai.
De volta ao Santos, Derlis parecia em segundo plano na retomada do Brasileirão. O gol e a boa atuação diante do Avaí devem alterar esse cenário, com o paraguaio tendo chances de ser mantido para o duelo do próximo domingo com o Goiás, na Vila Belmiro, pela 13ª rodada.
“Acho que temos um grande grupo. Qualquer um pode jogar a qualquer momento. Esperamos seguir dessa maneira, estamos no caminho certo”, afirmou, à Santos TV, Derlis.