Esportes

Aposentado do MMA, capixaba Erick Silva reinaugura Instituto para realizar sonhos de crianças carentes

O ex-atleta marcou presença na reabertura do seu projeto social neste sábado e falou sobre a decisão de pendurar as luvas (confira a entrevista em vídeo)

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

De vida nova e morando no Rio de Janeiro, o capixaba Erick Silva, de 38 anos, está no Espírito Santo para o relançamento do Instituto Erick Silva, que aconteceu neste sábado (20), em uma academia na Praia da Costa, em Vila Velha. 

O projeto social permite que crianças em vulnerabilidade social de bairros humildes da cidade natal do lutador pratiquem artes marciais.

O Instituto Erick Silva funciona desde o ano de 2015, mas estava inativo desde 2020, quando teve de ser interrompido por conta da pandemia da Covid-19. Antes trabalhado com o recurso próprio do atleta, agora passará a ser viabilizado via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, podendo abranger o número de famílias atendidas.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Para o retorno do Instituto, os alunos tiveram uma aula de judô, onde puderam colocar em prática um pouco da arte marcial.

“Nós estamos reativando nosso projeto, cujo a ideia é sempre estar transformando a vida das pessoas e agregando às crianças que fazem parte do nosso Instituto que vale a pena investir no seu crescimento independente seja na luta, nos estudos ou qualquer área que escolher. Acima de ser campeã no esporte, essas crianças tem que ser campeãs na vida”, afirmou Erick Silva. (confira a entrevista completa no final desta matéria)

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

Mudanças essas que foram fundamentais na vida de Samuel Silva Fonseca. Aluno do Instituto Erick Silva de longa data. “O retorno das atividades do Instituto vai ajudar muito, principalmente a tirar as crianças das ruas e mostrar que existem outros caminhos a serem seguidos, auxiliando na construção do cidadão”, declarou.

O professor de judô do projeto social, Wagner Gonçalves, contou um pouco da experiência e espera contar com mais crianças no instituto.

“O Instituto tem um grande potencial, de ajudar muita gente. O nosso objetivo é de ajudar o máximo de crianças e famílias. Já temos um resultado muito expressivo na primeira fase do projeto e nosso intuito é que todos esses meninos e meninas atingidos pelo instituto descubram seu potencial”, afirmou.

Aposentadoria dos tatames

Após a aula inaugural do projeto, o capixaba Erick Silva, ex-lutador do UFC, maior evento de artes marciais mistas do mundo, concedeu entrevista ao Jornal Online Folha Vitória e, dentre outros assuntos, confirmou a decisão de se aposentar do esporte profissional.

Segundo Erick, a decisão de “pendurar as luvas” teria sido motivada pelas seguidas lesões e um infarto sofrido em 2021. Após deixar o UFC, o capixaba assinou contrato com o Bellator em 2018, mas não disputa uma luta profissional desde 2019.

Aos 38 anos, o agora ex-atleta trabalha no mercado financeiro tocando a empresa da família. O negócio já fazia parte da rotina desde 2020, quando a pandemia interrompeu seu projeto social e as lutas foram paralisadas. Mas só recentemente o trabalho de fato virou sua profissão. Atualmente ele segue o negócio morando no Rio de Janeiro.

Confira a entrevista completa com o capixaba abaixo.