A CBF divulgou nesta terça-feira (25) a escala de arbitragem para a primeira rodada do Brasileirão. E um árbitro capixaba está escalado para a estreia do Flamengo, que enfrenta o Inter no próximo sábado (29), às 21 horas, no Maracanã.
O escolhido foi Davi de Oliveira Lacerda, que vai atuar como árbitro principal da partida. Ele terá como auxiliares (bandeirinhas) o também capixaba Douglas Pagung e a paulista Neuza Ines Back. O quarto árbitro escalado para o jogo também é capixaba: Arthur Gomes Rabelo.
Leia também:
Final do Capixabão: confira a nova data do jogo de ida entre Rio Branco e Porto Vitória
“Golaço dos Crias”: até gol de goleiro! Veja os gols mais bonitos do futebol de base do ES
Dirigente capixaba é eleito vice-presidente da CBF
Davi Lacerda foi árbitro da semifinal do Capixabão
Davi de Oliveira Lacerda foi o árbitro da partida de volta da semifinal do Capixabão entre Desportiva Ferroviária e Rio Branco, disputada no sábado (22). O Capa-Preta venceu por 1 a 0, gol de Matheus Costa, e avançou para a final do campeonato.
Na segunda-feira (24), a Desportiva publicou uma nota oficial nas redes sociais reclamando da atuação da arbitragem no jogo. O clube grená questionou a não marcação de dois pênaltis e o fato de Davi Lacerda ter sido jogador da base do Rio Branco.
Também nas redes sociais, circularam por diversos grupos de WhatsApp fotos de Davi Lacerda como atleta da base do Rio Branco, assim como prints de registros dele como jogador da base do Capa-Preta nos anos de 2011 e 2012.
Árbitrou atuou na final do Campeonato Mineiro
O capixaba Davi de Oliveira Lacerda, 29 anos, foi um dos destaques da arbitragem do Brasileirão do ano passado e terminou a última temporada cotado para ser um dos novos árbitros brasileiros no quadro da Fifa.
Em 2025, o árbitro capixaba atuou em dois jogos da Copa do Brasil — Ceará 2 x 2 Confiança e Águia de Marabá 0 x 8 Fluminense — e foi também o árbitro do jogo de volta da final do Campeonato Mineiro, que marcou o título do Atlético-MG após derrota por 1 a 0 para o América-MG no Mineirão.
Quarto árbitro da estreia do Fla também apitou semifinal do Capixabão
Curiosamente, o quarto árbitro escalado para a estreia do Flamengo no Brasileirão também teve sua atuação criticada na semifinal do Capixabão. Arthur Gomes Rabelo foi o árbitro principal do jogo de volta entre Vitória e Porto Vitória, no domingo (23), no Salvador Costa.
O Porto Vitória venceu a partida por 2 a 0 e se classificou para a final. Assim como a Desportiva, o Vitória também publicou uma nota oficial nas suas redes sociais reclamando da arbitragem.
O clube alvianil reclamou de dois pênaltis não marcados a seu favor — um em cada tempo — e questionou a utilização do VAR no campeonato.
“A implementação do VAR no futebol capixaba, que prometia reduzir e até zerar os erros da arbitragem de campo, mostrou-se ferramenta ineficiente. Foi mal utilizada ou solenemente ignorada pelos profissionais supostamente treinados para utilizá-la”, protestou o Vitória, na nota oficial.