Com um discurso de renovação, o técnico Arthur Elias anunciou a convocação da seleção brasileira feminina de futebol para os dois amistosos contra a Colômbia que vão acontecer nos dias 26 e 29 de outubro, ambos no estádio Kleber Andrade, em Cariacica.
Será a primeira vez que a seleção brasileira feminina principal joga no Espírito Santo, que vai servir como “marco zero”, nas palavras do próprio Arthur Elias, para a preparação do Brasil rumo à Copa do Mundo de 2027, que será realizada no País. As informações sobre venda de ingressos ainda não foram divulgadas.
VEJA TAMBÉM:
> “A melhor meia do Brasil é capixaba”, elogia Tamires, da seleção brasileira
> ES vai receber seleções femininas na Copa do Mundo de 2027
> Lula assina acordo para a construção do estádio do Flamengo
LISTA COM NOVIDADES
A convocação foi feita no final da manhã desta sexta-feira (4), em um hotel na Enseada do Suá, em Vitória. Na lista de 26 nomes, 13 estiveram na conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Paris. O treinador também chamou sete jogadoras que aparecem pela primeira vez na convocação.
Arthur Elias explicou o calendário da seleção até a Copa de 2027 e avisou que agora é o momento de testar e avaliar de perto novas jogadoras.
“Gostaria de explicar alguns critérios para essa convocação. Estamos chamando jogadoras novas porque quero ter um olhar para frente. Vamos cuidar da chegada delas à seleção. Quero que essas atletas estejam inseridas nesse contexto”, afirmou o treinador.
As estreantes nesta fase de comando de Arthur Elias são as defensoras Isa Haas, Kaká e Camilinha, além das atacantes, Micaelly, Dudinha, Vic Albuquerque e Gio Queiroz.
Das vice-campeãs olímpicas, estão na lista as goleiras Lorena e Tainá, as zagueiras Lauren e Tarciane, a lateral Yasmin, as meio-campistas Angelina, Duda Sampaio e Yaya; e as atacantes Adriana, Gabi Portilho, Kerolin, Ludmila e Prisicilla.
RAINHA MARTA FORA DA LISTA
Arthur Elias não convocou a atacante Marta, do Orlando Pride, e outras oito jogadoras da campanha olímpica. Quatro delas estão se recuperando de lesão: Antônia, Tamires, Rafaelle e Jheniffer.
“Nessa convocação, o objetivo maior é dar oportunidade para novas jogadoras. A Marta voltou super bem (ao Orlando Pride) e, em breve, a gente vai conversar, não só com ela, mas com outras também, como a Bia Zaneratto, a Ary (Borges), a Debinha, que sempre foram muito importantes para a história da seleção brasileira. Nesse momento, por esses critérios, elas não foram chamadas agora, mas podem ser em breve”, afirmou o treinador.
FUTEBOL OFENSIVO
Os amistosos contra a Colômbia, seleção da jovem caque Linda Caicedo, do Real Madrid, serão os primeiros desde a conquista da prata nos Jogos Olímpicos de Paris. Os dois jogos vão acontecer no Kleber Andrade, em Cariacica, que recebeu a visita de Arthur Elias e da coordenadora técnica de seleções femininas da CBF, Cris Gambaré, no dia anterior à convocação.
Arthur Elias prometeu que a seleção brasileira que inicia agora o ciclo rumo à Copa do Mundo de 2027 será uma equipe ofensiva.
“O que queremos é um time ofensivo e que, em 2027, conquiste o primeiro título mundial da seleção brasileira de futebol de mulheres”, afirmou Elias.
O treinador festejou o fato de enfrentar um rival do nível da Colômbia: “A Colômbia é um adversário muito qualificado e nosso objetivo é sempre ter rivais fortes. A dificuldade aumenta, mas isso eleva o nível e traz sempre resultados positivos”.
CONVOCADAS PARA A SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA
GOLEIRAS
Lorena (Grêmio), Natasha (Palmeiras) e Tainá (América-MG)
DEFENSORAS
Tarciane (Houston Dash-EUA), Lauren (Atlético de Madrid), Vitória Calhau (Cruzeiro), Isa Haas (Internacional), Kaká (São Paulo), Yasmin (Corinthians), Bia Menezes (São Paulo), Fê Palermo (Palmeiras) e Camilinha (São Paulo)
MEIO-CAMPISTAS
Duda Sampaio (Corinthians), Laís Estevam (Palmeiras), Angelina (Orlando Pride-EUA) e Yaya (Corinthians)
ATACANTES
Ludmila (Chicago Red Star-EUA), Adriana (Orlando Pride-EUA), Gabi Portilho (Corinthians), Priscila (América do México), Micaelly (Ferroviária), Kerolin (NC Courage-EUA), Dudinha (São Paulo), Amanda Gutierrez (Palmeiras), Vic Albuquerque (Corinthians) e Gio Queiroz (Atlético de Madrid)