O ex-atacante Sávio, nascido em Vila Velha e cria da base da Desportiva, fez história no futebol brasileiro e mundial com as camisas do Flamengo e do Real Madrid, principalmente. Agora, um outro capixaba de mesmo nome começa a despertar a atenção de algumas das maiores equipes do mundo. Savinho, 19 anos, é o líder do surpreendente Girona, líder invicto do Campeonato Espanhol.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Após sete rodadas, a equipe da Catalunha, que subiu para a La Liga nesta temporada, lidera a competição com 19 pontos, um ponto à frente do Real Madrid e com dois pontos de vantagem para o Barcelona.
Com dois gols marcados e quatro passes para gols em sete jogos pela equipe, Savinho é peça fundamental do time já desperta o interesse do próprio Barcelona e de outros gigantes do futebol europeu. O atacante foi indicado pela La Liga a melhor jogador do mês de setembro.
“Estou muito feliz com tudo que estou vivendo, é um momento muito especial na minha carreira. Graças a Deus venho fazendo bons jogos e contribuindo com gols e assistências para que a equipe vença os jogos, que é o mais importante”, comemora o jogador.
Savinho é o brasileiro com mais participações em gols contando as cinco principais ligas europeias na temporada (Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra). Com dois gols e quatro assistências, ele tem participação direta em seis gols do Girona, ficando à frente das quatro participações diretas de Caio Henrique, do Monaco, e das três de Raphinha, do Barcelona, Felipe Anderson, do Lazio, e Willian José, do Bétis.
Na quarta-feira, o capixaba deu o passe para o gol de Dovbyk na vitória por 2 a 1 de virada sobre o Villarreal, fora de casa. Foi o gol que iniciou a reação do Girona. No próximo sábado (30), o jogo é contra o poderoso Real Madrid, valendo um confronto direto pela liderança.
“Fico muito feliz pela invencibilidade e pela liderança. Isso é fruto do trabalho de todos, desde a direção, comissão técnica e nós jogadores. O que temos de fazer é nos manter focados e trabalhando muito. Não será um caminho fácil, mas estamos confiantes. Temos um duelo muito difícil no próximo jogo, contra o Real Madrid, e vamos buscar a vitória”, afirmou Savinho.
Profissionalização pelo Atlético/MG
Nascido em São Mateus, Savinho foi cedo para o Atlético/MG, onde jogou pelas categorias de base e se profissionalizou em 2021. Pelo time principal do Galo, foram 27 jogos, dois gols marcados e uma assistência, até ser vendido por 6,5 milhões de euros em junho de 2022 para o Troyes, clube francês que pertence ao Grupo City, o mesmo do Manchester City.
LEIA TAMBÉM: Messi adia o recorde de títulos no futebol mundial
O capixaba, no entanto, nunca chegou a atuar pelo clube francês e foi emprestado para o PSV Eindhoven, da Holanda. Pelo time holandês, foram 14 jogos na equipe principal, com duas assistências e nenhum gol marcado.
Agora no Girona, também por empréstimo, Savinho tem mostrado todo o seu repertório, com velocidade, dribles e habilidade para finalizar e para deixar os companheiros na cara do gol.