Rio – Novidade na escalação da seleção da Holanda contra a Costa Rica, o atacante Memphis Depay não agradou ao treinador Louis van Gaal e possivelmente será afastado da partida das semifinais contra a Argentina, nesta quarta-feira, no estádio Itaquerão, em São Paulo.
Jogador do PSV Eindhoven, da Holanda, Depay, de 20 anos, tem sido importante no esquema montado por Van Gaal, mas sempre entrando no decorrer das partidas. Na primeira fase do Mundial, marcou dois gols, o de desempate contra a Austrália, fechando a vitória em 3 a 2, e o segundo da rodada final, nos 2 a 0 sobre o Chile.
O objetivo de Van Gaal, ao escalar o arisco atacante – uma espécie de “pontinha” brasileiro antigo, de pouca estatura, boa velocidade, facilidade nos dribles e desenvoltura nas laterais do ataque – nas quartas de final era, diferentemente do que acontece nos esquemas que monta, partir para o ataque logo no primeiro tempo.
Depay até mostrou-se presente, com boa movimentação e tabelas com Van Persie, Sneidjer e Robben. Chegou a perder um gol aos 28 minutos do primeiro tempo, quando entrou na frente do goleiro Navas e chutou em cima dele. Dez minutos depois, houve a jogada que mais chamou atenção sobre ele: uma furada espetacular ao tentar um rebote de primeira pelo lado esquerdo da defesa costa-riquenha. A perna direita foi impulsionada com força, mas Depay não acertou a bola, levando a plateia às gargalhadas. Foi substituiu por Jeremain Lens aos 30 da etapa final.