
O talento cruzou fronteiras e foi reconhecido. O jovem Andrew Kapembwa Mulenga, atacante do Porto Vitória, foi convocado para defender a seleção da Zâmbia na disputa da Copa das Nações Africanas Sub-20.
A competição começa no dia 27 de abril e também serve como classificatória para o Mundial da categoria — os quatro semifinalistas garantem vaga no torneio global.
Leia também:
Rio Branco goleia na estreia e assume a liderança na Copa Espírito Santo
Confira a tabela atualizada da Copa Espírito Santo
Ex-Grêmio e Flamengo, capixaba é o artilheiro da Série B do Brasileiro
Campeão da Copa ES Sub-20 pelo Porto Vitória
Com 19 anos, Andrew é um dos nomes que vem se destacando na base do Porto desde sua chegada, em 2024.
Dono de muita habilidade e velocidade, o atacante foi peça-chave na conquista invicta da Copa Espírito Santo Sub-20. Seu desempenho chamou a atenção dos olheiros africanos e agora ele terá a chance de vestir a camisa da sua nação de origem em um dos torneios mais importantes da categoria.
A convocação é motivo de comemoração para o jogador, que mesmo longe de casa, tem superado os desafios da língua, das diferenças culturais e da saudade da família em busca do sonho de se tornar um jogador de alto nível.
“Estou obviamente muito feliz e honrado por ter sido chamado para a seleção nacional sub-20. É sempre ótimo para um jogador representar as cores do seu país. Reconheço que é uma tarefa muito difícil, mas com trabalho duro e perseverança, certamente alcançaremos nossos objetivos”, declarou Andrew.
Ele viajou na terça-feira (22) para se apresentar à seleção da Zâmbia. A equipe está no Grupo A da competição, ao lado de Egito, África do Sul, Tanzânia e Serra Leoa.
Porto Vitória comemora a convocação
Andrew é o segundo atleta da base do Porto Vitória convocado para uma seleção nacional. A primeira foi a zagueira capixaba Liz Valverde, já havia sido chamada para a seleção brasileira feminina sub-15.
“Nos enche de orgulho ver nossos atletas ganhando espaço no cenário internacional. Isso mostra que estamos no caminho certo”, comemora o diretor executivo do clube, Rodrigo Almeida.