Olimpíada Escolar

Atletas capixabas são convocados para a maior competição escolar do mundo

A competição tem início na próxima sexta-feira (4) e segue até o dia 14, na cidade de Zlatibor, na Sérvia

Atletas disputarão várias modalidades 

Reprodução/Instagram
Atletas disputarão várias modalidades Reprodução/Instagram

Estudantes atletas capixabas estão de malas prontas para representar o Brasil na Sérvia, na maior competição escolar do mundo, a ISF U15 Gymnasiade 2025, que tem início na próxima sexta-feira (4) e segue até o dia 14, na cidade de Zlatibor.

O Espírito Santo será representado por quatro estudantes no atletismo: Josué Alves Menezes, da EEEFM Nova Carapina; Maiza da Conceição, da EMEF Ignez Massad Cola; e as paratletas Ana Elizia Geraldino Dos Santos, da EEEFM Regina Banhos Paixão; e Anna Beatriz Braga, da EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho.

LEIA TAMBÉM:

>> Morre treinador de vôlei Robinho, formador de talentos e campeão com a seleção capixaba

>> Porto Vitória está a um empate do título inédito do Capixabão

>> Piloto da elite nacional larga na frente no Capixaba Kart Rental em Vitória

As paratletas viajarão para a Europa acompanhadas pelo técnico Roque Marinato, que também foi convocado.

Artes marciais, arco e natação

Saindo das pistas e indo para a piscina, quem representará o Estado na natação é Lucca Sfalsin, do Centro de Ensino Charles Darwin. Já na natação paralímpica, Miguel Pianissola Ferreira, da Escola Cantinho do Céu, vai competir.

Nas artes marciais, Ebson dos Santos, EMEF Maria Istela Modenesi, subirá no tatame para disputar o prêmio do taekwondo e João Victor Santiago, da escola Arnaldo Magalhaes Filho, será o representante do Estado no wrestling.

No tiro com arco, Clarice Leitão, do SEB Vitória, e Victor Hugo Klitzke, da EMEF Elzira Vivacqua dos Santos, são os representantes capixabas.

O presidente da Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), Lidimar Marquêz, que acompanhará os atletas na competição e coordenará a delegação de tiro com arco, destaca a relevância da convocação dos atletas capixabas.

Ter 10 representantes levando o nome do Espírito Santo para a maior competição escolar do mundo é muito significativo. A Gymnasiade é considerada a Olimpíada do esporte escolar. Muitos atletas, como o Paulo André Camilo e a ginasta Rebeca Andrade, participaram desse evento. Isso mostra que o esporte escolar capixaba tem muitas possibilidades de desenvolvimento e de oportunidades”, avalia Lidimar.

Veja os capixabas convocados para a Gymnasiade

Atletismo
  • Josué Alves Menezes, da EEEFM Nova Carapina
  • Maiza da Conceição, da EMEF Ignez Massad Cola
  • Ana Elizia Geraldino Dos Santos, da EEEFM Regina Banhos Paixão
  • Anna Beatriz Braga, da EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho.
Natação
  • Lucca Sfalsin, do Centro de Ensino Charles Darwin
  • Miguel Pianissola Ferreira, da Escola Cantinho do Céu
Taekwondo
  • Ebson dos Santos, EMEF Maria Istela Modenesi
Wrestling
  • João Victor Santiago, Cat Ind Arnaldo Magalhaes Filho
Tiro com arco
  • Clarice Leitão, do SEB Vitória
  • Victor Hugo Klitzke, da EMEF Elzira Vivacqua dos Santos

Gymnasiade é a Olimpíada Escolar

A Gymnasiade é conhecida como a Olimpíada Escolar e famosa por ser vitrine de atletas que disputarão os próximos Jogos Olímpicos.

Para se classificar para a competição, os estudantes passam por seletivas estaduais, comandadas pela Federação Capixaba de Desporto Escolar (Fecade), e pela seletiva nacional, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), promovida pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).