Esportes

Atletas recebem homenagens após entrarem na Calçada da Fama do ES

Na edição de 2022, os quatro selecionados foram Esquiva Falcão (boxe), Geovanna Santos (ginástica rítmica), Pierre (futebol de areia) e Richarlison (futebol)

Foto: Jordan Andrade/Sesport

Nesta quarta-feira (21) o Governo do Estado realizou a solenidade aos atletas capixabas homenageados na Calçada da Fama do Espirito Santo, na sede da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, em Bento Ferreira.

Na edição de 2022, os quatro esportistas selecionados foram Esquiva Falcão (boxe), Geovanna Santos (ginástica rítmica), Pierre (futebol de areia) e Richarlison (futebol). O atacante, que representou o Brasil na última Copa do Mundo, foi representado pelo irmão, Antônio Marcus de Andrade Filho.

O projeto é uma realização da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), do Governo do Estado, que visa a eternizar os nomes de atletas, paratletas, técnicos e profissionais que orgulham o Espírito Santo com resultados expressivos na história do esporte.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Além dos homenageados em 2022, também estiveram presentes os atletas que ganharam lugar na Calçada da Fama em 2021. Bruno Conde (karatê), Duda Brasil (beach soccer) e os representantes de Alexandra Nascimento (handebol), Loiola (vôlei de praia) e Patrícia Pereira (natação paralímpica).

Em função das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a homenagem aos eleitos em 2021 não pode ser feita no ano passado e, por isso, o evento desta quarta-feira homenageia, em conjunto, os atletas eleitos no ano passado e este ano.

Homenageados celebram

O boxeador Esquiva Falcão lembra que passou por duas votações em anos anteriores e por pouco não conseguiu, mas se sentiu muito feliz por conseguir entrar na Calçada da Fama da SESPORT em 2022.

“É uma homenagem importante para mim e para minha família que está aqui. Um reconhecimento do Estado para motivar mais jovens atletas que estão começando. É sempre muito bom poder carregar essa bandeira e levar o Espírito Santo para o mundo afora”, celebrou Esquiva.

O atleta também falou sobre a preparação para a próxima luta, que acontece em março de 2023, na disputa pelo cinturão mundial da Federação Internacional de Boxe (FIB). “Meu próximo passo é conquistar o cinturão, acredito que vai dar tudo certo, estou treinando muito e focado. Esse é meu sonho e vou lá buscar”, contou.

Foto: Jordan Andrade/Sesport

Outro atleta eleito pelos 20 membros, incluindo atletas, jornalistas, funcionários da Sesport e o secretário de esportes do Estado foi o atacante Richarlison, do Tottenham e da Seleção Brasileira. Como o jogador já se reapresentou ao clube inglês, ele foi representado pelo seu irmão mais novo, de 18 anos.

Antônio Marcus de Andrade Filho, veio de Nova Venécia especialmente para a solenidade. “O Richarlison pediu que eu viesse aqui representa-lo. Ele é capixaba, veio do daqui, então ficou muito feliz pelo reconhecimento do Estado”, contou o irmão do craque.

Foto: Jordan Andrade/Sesport
Antônio Marcus Andrade Filho, irmão mais novo de Richarlison, representou o craque na solenidade

Antônio Marcus Filho também falou sobre a emoção de poder acompanhar o irmão mais velho disputando pela primeira vez uma Copa do Mundo.

“Foi muito emocionante vê-lo realizar esse sonho. Lembrar de como ele saiu muito novo de Nova Venécia e agora estar disputando uma Copa do Mundo. Não tem nem palavras para descrever. Só dizer que temos muito orgulho e torcemos para que ele cresça muito mais e possa levar os capixabas e o Brasil lá em cima”, ressaltou.

Valorização

Durante o evento, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, aproveitou para parabenizar os atletas e destacou a importância dessa homenagem como forma de reconhecer e valorizar os esportistas capixabas.

“Criamos esse projeto como um modo de agradecer e valorizar os atletas que honram o esporte, trazendo títulos e medalhas para o nosso Estado. Estou muito feliz de participar deste evento mais uma vez e homenagear estes grandes atletas”, declarou.