Esportes

Atlético-MG anuncia Levir Culpi para vaga de Autuori

Belo Horizonte – Levir Culpi, de 61 anos, é o novo técnico do Atlético-MG. O paranaense foi anunciado para a vaga de Paulo Autuori, demitido depois de perder para o Atlético Nacional, por 1 a 0, em Medellín, no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O treinador, que estava sem clube desde que deixou o Cerezo Osaka, do Japão, em dezembro do ano passado, foi confirmado pela diretoria nesta quinta-feira.

Esta será a quarta passagem do técnico pelo Atlético-MG, onde é idolatrado pela torcida. Somando as passagens anteriores, são 175 jogos, com 93 vitórias, 38 empates e 44 derrotas. O nome de Levir foi cotado no início do ano, quando Autuori assumiu. A primeira missão do treinador será conseguir a classificação para as quartas de final da Libertadores.

A equipe mineira precisa de uma vitória por dois gols de diferença para superar o Atlético Nacional e seguir na competição. Na última quarta-feira, o time de Medellín venceu por 1 a 0, resultado que gerou a queda de Paulo Autuori. À frente do Atlético-MG, Autuori se classificou em primeiro na fase de grupos da Libertadores, com três vitórias e três empates, mas perdeu o Campeonato Mineiro para o maior rival, Cruzeiro.

Autuori foi contratado em janeiro para substituir Cuca, que levou o time à conquista da Libertadores, em 2013, com um time altamente ofensivo. A equipe ficou marcada pelo ataque rápido, formado por Ronaldinho Gaúcho, Bernard e Tardelli, com Jô como homem de referência. Apesar de manter a base da equipe, o time deixou de jogar bem neste ano.

Na lista como nomes preferidos pelo torcedor, Doriva, campeão paulista pelo Ituano, que atuou pelo time mineiro entre 1995 e 1997, também foi cotado. Mas, em razão das suas passagens anteriores pelo time mineiro, Levir teve a preferência da diretoria

À frente do Atlético-MG, entre 1994 e 1995, Levir foi campeão mineiro (1995). Em 2001, o treinador não teve boa passagem. Sem título, foi demitido. Em 2006, retornou ao time mineiro e foi campeão brasileiro da Série B, levando o time de volta à primeira divisão. Em 2007, seu último ano no comando atleticano, voltou a ser campeão estadual. O título mineiro foi o último conquistado pelo treinador.