Altobeli Santos da Silva é um dos principais nomes na 33ª edição das Dez Milhas Garoto, prova que acontece neste domingo (29), com largada em Vitória e chegada em Vila Velha, num total de 16,093km de percurso.
Atual campeão geral, o paulista de 33 anos, natural de Catanduva (SP), vai buscar repetir um feito que aconteceu somente uma vez na história da prova: vencer duas vezes seguidas uma das principais provas do calendário nacional. Para isso, ele espera contar um aliado: o calor.
VEJA TAMBÉM:
> Capixaba corre para fazer história na elite da Dez Milhas Garoto
> Dez Milhas Garoto: veja o que muda no trânsito em Vitória e Vila Velha neste fim de semana
> Capixaba Vitor Costa disputa o seu segundo cinturão do Jungle Fight
CALOR COMO ALIADO
Altobeli venceu a edição do ano passado das Dez Milhas Garoto com o tempo de 50min24, dando ao Brasil o segundo título seguido da prova, já que o mineiro Giovani dos Santos chegou em primeiro em 2022.
Para este ano, ele espera que o calor “jogue a seu favor”, como aconteceu em 2023. Mas avisa que está preparado para correr em qualquer tipo de condição climática.
“Eu vim preparado. Eu já treino em uma região de muito calor, no interior de São Paulo, então, tô acostumado. Quanto mais quente, pra mim é melhor. Agora, se tiver chuva ou frio, fica uma prova mais rápida e menos estratégia. O calor transforma a prova numa prova mais estratégica, com o ritmo mais lento, ficando mais rápida só no final. Com o clima mais ameno, a prova fica realmente muito rápida e, aí, é quem se sentir bem naquele dia e estiver pronto pra suportar o ritmo intenso que os africanos possam impor. Aí, quem não estiver preparado fica pra trás”, explica o corredor.
CAMPEÃO É ATLETA OLÍMPICO
Um dos corredores mais experientes do circuito, Altobeli tem no currículo o título de campeão nos 3.000m com obstáculos no Pan de Lima/2019, foi finalista olímpico na mesma prova no Jogos Olímpicos do Rio/2016 e atleta com participação também na Olimpíada de Tóquio/2022.
O currículo é extenso e ele espera colocar toda essa experiência para fazer a diferença na prova deste domingo. Apesar da mudança no tempo, que amanheceu neste sábado (28) com temperaturas mais amenas do que no restante da semana.
“Tô preparado pra todo tipo de ocasião. Mas eu prefiro muito calor e que esteja muito quente. Eu treino 10h30, 11h30, cheguei a treinar meio-dia com calor e aquele monte de queimada que estava em São Paulo! Pra adaptar mesmo ao calor. É algo que eu estou aguardando, que esteja realmente quente, com os atletas sofrendo por causa do calor, pois estou acostumado, adaptado e posso levar vantagem em cima deles”, contou Altobeli, que garante estar preparado também caso as temperaturas estejam mais brandas no domingo: “Mas se não estiver calor, não tem problema. A gente vai correr rápido junto com eles e ver no que vai dar”.
RECORDE DE INSCRITOS
A 33ª edição da Dez Milhas Garoto tem recorde de inscritos, com mais de 15 mil corredores. A largada acontece na praia de Camburi, em Vitória, a partir das 6h30, com chegada na fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha.
SERVIÇO
33ª DEZ MILHAS GAROTO
Quando: 29 de setembro de 2024
Horário da largada: a partir das 6h30
Largada: avenida Dante Michelini x Av. Luiz Manoel Vellozo, praia de Camburi, em Vitória
Chegada: fábrica da Chocolates Garoto, na Glória, em Vila Velha