O narrador Sérgio Maurício foi afastado pelo Grupo Bandeirantes das transmissões da Fórmula 1 nos canais Band e BandSports, depois de ser acusado de cometer transfobia contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL).
Ele nega as acusações. Nesta quarta-feira (26), primeiro dia da pré-temporada da categoria, a narração ficou a cargo de Ivan Bruno.
Leia também:
Neymar está de volta à Seleção Brasileira
Demissão do narrador é discutida com cautela
Embora manter Sérgio Maurício no quadro de funcionários sem utilizá-lo represente um gasto considerável para a Band, em razão do alto salário pago a ele, questões judiciais fazem a possibilidade de demiti-lo ser estudada com cautela.
Transfobia em comentário nas redes sociais
No dia 23 de fevereiro, o perfil @sergiomdoficial comentou uma publicação na rede social X, antigo Twitter, chamando Erika Hilton de “uma fake news humana” e “coisa”, reiterando ofensas do usuário @olivernoronha.
“Erika Hilton, que na verdade é Felipe Santos, tem alguns problemas de aceitação bem alarmantes”, escreveu Noronha, que completou: “Diz ter orgulho de ser negro, mas clareia a pele e afina o rosto com procedimentos estéticos. Exalta suas origens, mas alisa o cabelo e pinta de loiro. Diz que é preconceito o fato de outros não o aceitarem como ele é, mas nem ele aceita ser homem e finge ser mulher”.
Sérgio Maurício se defende da acusação
Ao se defender da acusação, em entrevista à Folha de S.Paulo, Sérgio Maurício disse que “não é a primeira vez que pessoas de forma maliciosa criam perfis falsos e/ou reproduzem falas inverídicas usando a minha imagem” e prometeu tomar medidas jurídicas.
O perfil @sergiomdoficial, responsável pelo comentário e excluído posteriormente, tinha mais de 30 mil seguidores e era citado frequentemente em publicações da página oficial da BandSports. De qualquer forma, como o narrador disse não ter sido o autor da ofensa, um possível desligamento depende da comprovação de que ele utilizava o perfil em questão.
Histórico de declarações polêmicas
Sergio Maurício tem histórico de declarações polêmicas. Em 2022, em áudio vazado durante transmissão do GP da Espanha, foi possível ouvi-lo dizendo, após avistar uma bandeira do Botafogo no meio da torcida:
“Vê se tem flamenguista lá. É tudo duro, favelado.”