Se a cada edição de Olimpíada a seleção norte-americana masculina de basquete chega com amplo favoritismo, no feminino não é diferente. Mais uma vez, as mulheres dos Estados Unidos mostraram que estão em um nível muito superior às outras equipes e voltaram a atropelar no Rio. Nesta segunda-feira, a vítima foi a Espanha, derrotada por 40 pontos de diferença: 103 a 63.
Foi a segunda vitória na competição dos Estados Unidos, que haviam arrasado Senegal na estreia e devem caminhar sem maiores problemas para o ouro. Já a Espanha havia passado pela Sérvia na estreia e, apesar do atropelamento desta segunda, também sonha com uma medalha.
O time espanhol, aliás, foi justamente quem decidiu a última edição do Mundial de Basquete Feminino com os Estados Unidos, em 2014. Na ocasião, na Turquia, foi batido por somente 13 pontos: 77 a 64.
Só que nesta segunda, a Espanha não teve o mesmo sucesso na tentativa de parar o poderoso ataque norte-americano. Alba Torrens, com 20 pontos, e Astou Ndour, com 13, bem que tentaram, mas o jogo coletivo dos Estados Unidos fez a diferença. Diana Taurasi terminou com 13 pontos, Sylvia Fowless e Elena Delle Donne fizeram 12 cada e Brittney Griner e Angel McCoughtry, 10.
As norte-americanas agora voltam à quadra nesta quarta-feira, quando encaram a atual campeã europeia, a Sérvia. No mesmo dia, a Espanha duela com a China.