
Se o Grupo D da Copa Vitória das Comunidades foi marcado pela superioridade de duas equipes diante das demais, o duelo entre Bavi e Cruz Azul possuía um clima de “final” na tarde deste sábado (25), na Curva da Jurema. E como quase toda final, o jogo começou truncado com duas equipes bem montadas e poucos espaços para os atacantes. As duas primeiras oportunidades foram criadas pelo Cruz Azul, mas o goleiro Bahia segurou o empate com boas defesas, uma delas numa finalização à queima-roupa de Leandro.
A sensação era de que seria necessária uma jogada fora dos padrões para tirar o zero do placar. Bom, ela surgiu aos 24 minutos do primeiro tempo, quando Arthur, do Bavi, finalizou de longe e encobriu o goleiro, colocando assim a equipe de Jesus de Nazareth em vantagem.
>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Mesmo com a “porteira aberta” o jogo seguiu muito disputado, marcado mais por divididas acirradas do que por jogadas plásticas. Tanto que o segundo gol só saiu nos acréscimos do segundo tempo, e mais uma vez ele foi do Bavi: Bruno Miguel tentou tirar finalização de Luciano e acabou desviando contra o próprio gol.
O Cruz Azul até teve a chance de diminuir o placar no último lance da partida, mas a cobrança de Yran, em vez de balançar as redes, fez tremer a trave do goleiro Bahia, confirmando a vitória por 2 a 0 do Bavi.
Autor do gol que abriu caminho para a vitória, Arthur preferiu valorizar o grupo ao falar sobre a partida.
“Fui feliz naquela batida e acabei ajudando na vitória. Mas o mérito foi de todos os companheiros, também. O jogo foi difícil, o pessoal do Cruz Azul é muito forte, mas ainda assim seguramos o resultado. Agora é curtir e, se Deus quiser, estaremos no Salvador Costa, no dia 17 de dezembro”, disse o meia Arthur, se referindo à final da competição, que acontecerá no estádio do Vitória.
Com o resultado, o Bavi confirmou o primeiro lugar do Grupo D e agora terá pela frente o Unidos de Maria Ortiz, segundo colocado do Grupo C. Já a equipe do Bairro da Penha precisará medir forças com o Comercial do Bonfim, travando um duelo de bairros vizinhos nas quartas de final da Copa Vitória das Comunidades.
Emoção no último jogo
Antes de Bavi e Cruz Azul entrarem em cena, a Curva da Jurema já tinha sido palco de um jogaço neste sábado. Já eliminados, Shacktar e Bohêmios travaram uma batalha cujo troféu seria a permanência na primeira divisão da Copa Vitória. Tiquinho, camisa 9 do Bohêmios, conseguiu colocar a equipe de Santo Antônio à frente. A vantagem, no entanto, não durou nem até o fim do primeiro tempo: Roger Araújo, de cabeça, e Lucas Santos foram os responsáveis por virar o jogo.
No segundo tempo, Roger voltou a marcar e ampliou a vantagem do clube de São Pedro. Quem também marcou pela segunda vez no jogo foi Tiquinho, pelo Bohêmios. Mas a reação parou por aí e não foi capaz de impedir a vitória por 3 a 2 do Shacktar, que confirmou presença na Copa Vitória das Comunidades 2024.
Destaque para Lucas, que logo no primeiro jogo como titular conseguiu balançar as redes: “Eu era goleiro nos outros anos e resolvi começar a jogar na linha. No primeiro jogo eu não joguei e, no segundo, acabei entrando faltando 5 minutinhos pra acabar o jogo. Hoje eu joguei e resolvi”, disse, em tom de brincadeira, o camisa 15.
Copa Vitória das Comunidades
Quartas de final
Grêmio x Bela Vista
Galáticos x Jabour
Bavi x Unidos de Maria Ortiz
Cruz Azul x Comercial