O Bayer Leverkusen sagrou-se campeão alemão neste domingo (14) ao massacrar o Werden Bremen por 5 a 0 na Bay Arena. O Bayer abriu 16 pontos dos vice-líderes Bayern de Munique e Stuttgart a cinco rodadas do fim da competição e não pode mais ser alcançado.
A torcida invadiu o campo antes mesmo do fim do jogo para comemorar a conquista do time, 120 anos após a sua fundação.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O Bayer Leverkusen agora tem cinco rodadas para alcançar um feito inédito em seis décadas de história da Bundesliga: ser campeão invicto.
A Bundesliga 2023/24 é a quarta conquista oficial do Bayer Leverkusen e encerra 31 anos de jejum, desde o título da Copa da Alemanha 1992/93. Os outros títulos do clube são a segunda divisão alemã de 1978/79 e a Copa Uefa (hoje Liga Europa) de 1987/88. Na atual temporada, o Bayer ainda briga por duas outras taças: está na final da Copa da Alemanha (contra o Kaiserslautern, dia 25 de maio) e enfrenta o West Ham quinta-feira nas quartas de final da Liga Europa, após fazer 2 a 0 no jogo de ida.
Como foi o jogo
O jogo começou com o Bayer sufocando o Werder pelo meio de campo. O time de Bremen não conseguia passar da faixa central do gramado. Aos 7 minutos, Hincapié finaliza no alvo para o Bayer, mas a chance é defendida por Zetterer.
O Werder ficava mais com a bola, mas a retinha no campo de defesa para não dar nenhuma chance aos anfitriões. Aos poucos, o Werder foi se soltando e adentrava o campo do Bayer, porém sem sucesso.
Quando atacava, o Bayer errava passes bobos, dando a impressão de o time estar nervoso sob a pressão da Bay Arena lotada. Foi então que, aos 21 minutos, Hofmann sofreu falta dentro da área, o árbitro foi chamado pelo VAR para rever o lance e marcou o pênalti a favor do Bayer Leverkusen. Boniface ajeitou a bola com carinho, cobrou a penalidade máxima e fez o gol.
O Bremen não se medrou e foi para cima do Bayer, mas deixou espaços atrás. Controlando o meio de campo, o time de Leverkusen empilhava jogadas ofensivas, mas infrutíferas. Aos 37, o goleiro Zetterer teve um chute de Adli que explodiu no travessão.
Na reta final do primeiro tempo, o Bayer seguia pressionando o Werder, mas sem resultado prático. Era como se os jogadores estivessem satisfeitos com o resultado até o momento.
O segundo tempo começou do mesmo jeito que o primeiro: com o Bayer dominando o meio de campo e avançando as linhas, sem dar espaço para o Werder. Até que aos 5 minutos, Leonardo Bittencourt finaliza no alvo, mas a chance é defendida pelo goleiro finlandês Hradecky.
O Bayer começou a dar espaços para o Bremen, que parecia não saber o que fazer com a bola. Por volta dos 14 minutos, Xhaka chutou de fora da área, marcando um golaço, sem chance para o goleiro Zetterer, para deixar o time ainda mais perto do título.
A partir daí, mesmo desconcentrado, o Bayer tomou completamente conta do jogo Era uma contagem regressiva para o título inédito até que aos 22 minutos Wirtz finalizou de fora da área, encobrindo o goleiro Zetterer. Mais um belo gol para coroar a festa da torcida, marcado por outro destaque da equipe na temporada.
Aos 37, mais um gol de Wirtz! O camisa 10 é lançado em contra-ataque, entra na área e chuta na saída do goleiro. Ansiosos para comemorar o título, alguns torcedores invadiram o campo para celebrar o quarto gol. Jogadores do Bayer Leverkusen pediram para a torcida voltar para a arquibancada.
Até que aos 44 minutos não deu para segurar mais a torcida. Wirtz dominou a bola na entrada da área e marcou o quinto gol do Bayer, dando lugar ao fim do jogo e à festa inapelável da torcida no gramado da Bay Arena.
LEIA TAMBÉM: Pura emoção! Rio Branco conquista o Capixabão pela 38ª vez