Esportes

Bia Haddad perde para russa e é eliminada do Aberto da Austrália

Bia Haddda, tenista número 1 do Brasil, perdeu para a russa Maria Timofeeva por 2 set s a 0 e encerrou nesta sexta-feira sua melhor campanha no Aberto da Austrália

Foto: X/Australian Open

Beatriz Haddad Maia se despediu da chave de simples do Aberto da Austrália. Nesta sexta-feira (19), a tenista número 1 do Brasil não conseguiu se impor diante da russa Maria Timofeeva, de 20 anos e 170ª do ranking da WTA, e foi derrotada por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/3, em 2h09min, em Melbourne, pela terceira rodada. Mesmo com a eliminação, este foi o melhor desempenho da brasileira no Grand Slam australiano.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com a eliminação, Bia desperdiça chance preciosa de ir longe no Aberto da Austrália, onde nunca conseguiu chegar à segunda semana. A brasileira poderia alcançar as quartas de final sem precisar enfrentar rivais do Top 10 pelo caminho. No entanto, jogou abaixo do esperado e acabou sendo eliminada por uma rival que precisou passar pelo qualifying (fase eliminatória anterior) para chegar à chave principal do torneio.

O resultado também mantém o tabu de não ter brasileiros na segunda semana da chave de simples na era aberta do tênis, que começou em 1968. Somente Maria Esther Bueno rompeu essa barreira em 1965, quando foi vice-campeã — na época a competição ainda era disputada sobre a grama. Desde então, Gustavo Kuerten (2004), Jaime Oncins (1991) e Marcos Hocevar (1983) foram eliminados na terceira rodada, como aconteceu com Bia nesta sexta.

Apesar da queda, Bia continua em Melbourne, onde agora foca suas atenções na chave de duplas, ao lado da americana Taylor Townsend. Juntas, elas foram campeãs em Adelaide na semana anterior ao Aberto da Austrália. Elas estão na segunda rodada.

Maria Timofeeva, por sua vez, se tornou a tenista de menor ranking a atingir a terceira fase no Aberto da Austrália desde 2017. Além disso, obteve sua primeira vitória sobre uma rival do Top 50 do ranking. Sua próxima adversária será a ucraniana Marta Kostyuk, que avançou ao derrotar a russa Elina Avanesya por 2/6, 6/4 e 6/4.