Esportes

Bicampeã mundial, Pâmela Rosa participa de apresentações de skate em pistas de Serra e Vitória

A skatista também participou de agenda com o Governador no Palácio Anchieta e comentou sobre a modalidade no Estado e projetou as futuras competições

Foto: Edson Reis/Sesport

Uma das principais atletas do skate brasileiro atualmente, Pâmela Rosa veio ao Espírito Santo para um lançamento especial para os skatistas capixabas. A bicampeã mundial participou da apresentação de skate na nova pista do Portal do Príncipe, em Vitória.

A obra foi inaugurada neste domingo (19), com a promessa de eliminar os engarrafamentos recorrentes na região.

Recentemente, a skatista conquistou o título mundial pela segunda vez consecutiva. Ela também esteve presente nas Olimpíadas de Tóquio, onde participou da estreia da modalidade em uma edição dos Jogos Olímpicos. Ela participou da categoria “street”.

“É muito gratificante nós skatistas contar com um espaço como este em condições de pista olímpica, o que incentiva ainda mais os jovens a praticar o esporte”, afirmou a bicampeã mundial.

Projetando o futuro na modalidade, Pâmela destacou o sonho da medalha olímpica em Paris 2024 e o próximo desafio, o Pan-Americano Júnior, em Cali, na Colômbia.

“Ainda tem muitas competições até as Olimpíadas de Paris. Estou me preparando bastante para competir em todas e chegar 100% pronta em 2023 e 2024”, declarou.

Incentivo na modalidade

Presente na solenidade, o Secretário Estadual de Esporte e Lazer, Júnior Abreu, falou sobre os projetos para a utilização do espaço para os demais esportes. Além disso, também afirmou que tem o objetivo de fortalecer o skate no Estado.

“Além da pista temos também outros espaços, que também poderão ser aproveitados. Mas o skate hoje é um esporte que ganhou muito espaço no Brasil todo, temos pistas também na Serra e em Jardim Camburi. Por isso, um dos nossos objetivo também é trabalhar para fortalecer a modalidade no Espírito Santo”, ressaltou Abreu.

O Secretário também afirmou que há uma possibilidade de trazer o STU Open, evento internacional que aconteceu no Rio de Janeiro, para o Espírito Santo no ano de 2022.

“Essas pistas de skate no Estado nos dão condições de sonhar em trazer eventos deste porte, seja nacional ou internacional. Isso tende a fomentar ainda mais a modalidade no Espírito Santo”, declarou.

Foto: Vitor Simões/ Folha Vitória

Formação de atletas

Em entrevista exclusiva ao Folha Vitória, o Secretário de Esporte e Lazer afirmou que pretende buscar parcerias com a Prefeitura de Vitória para a formação de atletas de alto rendimento.

“Nós já temos vários programas esportivos no Governo do Estado e uma estrutura como esta vem culminar com o fortalecimento desses projetos. Faremos parcerias com a Prefeitura para que possamos ajudar na formação destes atletas. Acredito que tudo isso vai fazer o Espírito Santo um celeiro de atletas de alto rendimento”, enfatizou.

Conheça mais a atleta

Paulista, de São José dos Campos, Pâmela Rosa é um dos principais nomes do skate mundial atualmente, tendo sido uma das representantes brasileiras da modalidade na Olimpíada de Tóquio, quando ocorreu a entrada do skate no ciclo olímpico.

Com apenas 22 anos, a atleta se sagrou recentemente bicampeã mundial, na modalidade Street, que é praticada em obstáculos de rua, como escadarias ou corrimões. 

O título foi conquistado em competição disputada nos Estados Unidos, na cidade de Jacksonville, Flórida. Já o primeiro título de Pâmela no circuito veio em 2019, em São Paulo.