300km em 5 dias. Essa foi a distância percorrida pelo ultramaratonista capixaba Elcio Alvares Neto, da Ultra Sports/APPTO, entre Itacaré a Taipus de Fora, na Bahia, na última semana. Foram 60km por dia passando por praias paradisíacas, atravessando rios e vencendo os limites do corpo. (Foto destaque: Foco Radical)
O simulado faz parte do treinamento do atleta para a Trilha dos Carijós, em julho, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma ultramaratona com 450km, que devem ser percorridos em 6 dias (aproximadamente 80km/dia). Com a experiência de quem já completou os 275 km da Jungle Marathon, em plena Floresta Amazônica, a proposta de Elcio é representar o Espírito Santo e o Brasil na prova que é considerada o “único rally humano do mundo”. Além do capixaba, participam do evento apenas 74 atletas selecionados pela organização.
Com uma mochila nas costas, abastecida com suplementos, alimentação e medicamentos, Elcio passou por várias praias e vilarejos no litoral baiano. Os cinco estágios de treinos foram realizados debaixo de forte sol e calor e até temporais, freqüentes na região nessa época do ano. As condições da temperatura foram as maiores dificuldades enfrentadas pelo atleta.
“A última vez que fiquei tão ferido assim foi na Selva Amazônica. Aqui eu precisei correr o tempo inteiro com os pés molhados e, mesmo eu respeitando o tempo da maré, a água salgada batia a toda hora. O meu rosto está bastante machucado, mesmo passando protetor. Os ferimentos acabam sendo inevitáveis por conta do sol extremo”, conta Elcio.
Ao concluir o desafio dos 300km em cinco dias, Elcio Alvares Neto enviou uma mensagem aos amigos, familiares e corredores capixabas que acompanham a sua fase de treinamento para a Trilha dos Carijós.
“Estou satisfeito, feliz, com alguns ferimentos, mas a minha cabeça está boa e estou muito confiante. Os meus pés estão estragados e perdi três unhas. Mas quero agradecer a todo mundo que acredita em mim e dizer para que vocês não desistam de seus objetivos. Se você tem um objetivo, vá atrás dele. A maioria das pessoas não vai acreditar em você. Muitos irão duvidar. Vá atrás dos seus objetivos e faça o que tem que ser feito, doa a quem doer. Não se abale. Siga em frente, com força, amor e dedicação, que você vai conseguir. Se eu posso, qualquer pessoa pode”.
Exames e equipe de profissionais monitoram a saúde e os treinos do atleta
Desde que começou a fase de treinamentos, Elcio Alvares Neto tem sido acompanhado por uma equipe especializada de profissionais. O fisiologista da APPTO Assessoria Esportiva, Helvio Affonso, faz um estudo inédito com o ultramaratonista que inclui: coleta de sangue, análises em laboratório, mensuração de dados e o monitoramento do desgaste fisiológico provocado a cada etapa de treinos.
Helvio explica que o monitoramento do condicionamento físico do atleta é essencial para otimizar a recuperação entre os treinos e aumentar a sua performance para a Trilha dos Carijós, em julho. Confira:
Desde março, a APPTO realiza exames e testes com o Elcio. De que forma a ciência tem ajudado o atleta a otimizar os treinos e a melhorar a recuperação e o desgaste físico?
Helvio Affonso – Conseguimos corrigir a hidratação, tanto no tempo como no volume, e definimos a quantidade e a reposição de carboidratos e eletrólitos (como sódio e potássio). Também conseguimos montar uma estratégia de recuperação dentro da prova e definimos os momentos em que ele precisa aumentar e diminuir o ritmo. E ainda começamos a enxergar o quanto de desgaste as provas longas tem gerado no organismo dele.
Fisiologicamente quais serão os principais desafios de Elcio na Trilha dos Carijós?
Helvio Affonso – Estou preocupado com a temperatura, pois é ela que vai gerar uma modulação diferente na hidratação. O consumo de líquidos tanto além quanto aquém tem efeito agressivo da mesma forma. Ou seja, ele pode se sentir mal tanto por ingerir demais, quanto por ingerir de menos. A temperatura também vai influenciar o ritmo dele ao longo da prova. Diminuindo o ritmo, ele pode perder aquecimento e com isso gerar um tempo de recuperação maior.
Faltando apenas dois meses para o evento, o que muda no monitoramento da saúde do atleta?
Helvio Affonso – No Desafio Vitória-Anchieta, fizemos um teste no ponto de corte dos 80km e ele conseguiu concluir no tempo de 11 horas. Agora, com esse simulado na Bahia, testamos o tempo nos 60k. Após essas análises, vamos precisar encontrar o tempo ótimo para ele dentro do tempo de corte da prova em cada um dos cinco estágios.
A APPTO atende corredores amadores, profissionais e agora realiza esse estudo inédito com o ultramaratonista. Através das análises já realizadas com Elcio, quais são as principais reações que você já percebe no corpo do corredor em provas extremas de longas distâncias?
Helvio Affonso – São reações bem agressivas. Ele perde hidratação, mesmo sendo hidratado. Também perde eletrólitos e tem uma queda bem acentuada de ferro sérico, o que pode exigir uma reposição. O desgaste muscular no Elcio não chega a ser muito grande e ele não chega a ter processos inflamatórios muito grandes.
O coach Carlos Gusmão, da Ultra Sports, responsável pelo treinamento de Elcio Alvares Neto para a jornada de 450km, fala sobre a expectativa para os próximos dois meses antes da prova e ressalta a importância da participação de um capixaba no evento.
Qual a sua avaliação sobre o desempenho de Elcio nesse simulado de 300km em 5 dias na Bahia?
Carlos Gusmão – Ele terminou cada estágio muito bem, apenas com uns probleminhas normais para quem faz provas de longa distância. Terminou os cinco dias com a sua integridade física preservada e isso é o mais importante. Com isso, ele já está pronto para dar continuidade ao segmento de treinamento. Essa semana ele está dando uma descansada para recuperar e agora voltamos com um treinamento mais intenso.
Faltam apenas dois meses para o evento, como será a rotina de treinamento dele a partir de agora?
Carlos Gusmão – Agora as sessões de treinamento do Elcio passam a ser com dois treinos por dia, que vão dar em média 40km a 60km diários.
Quais serão os principais desafios de Elcio na Trilha dos Carijós?
Carlos Gusmão – Acredito que seja o planejamento, pois se trata de uma prova de auto-suficiência, onde o atleta não tem alimentação fornecida pelos organizadores. Então, ele tem que fazer os estágios carregando o seu alimento e isso requer um planejamento rigoroso e sem falhas. Se ele não levar a suplementação adequada e na quantidade certa, pode acabar sofrendo com isso e colocar a sua prova em risco. Ele está bem treinado. O Elcio tem um psicológico muito forte e é um atleta que consegue suportar as dores e tem um equilíbrio mental para vencer as adversidades. Também existe a dificuldade de suportar os dias consecutivos de prova rodando 80km por dia. Ou seja, ele tem que acabar de correr um dia e se recuperar bem para o próximo.
Na sua opinião de ultramaratonista, qual a importância da conclusão desse desafio para o atleta e para o esporte capixaba?
Carlos Gusmão – Essa é a primeira edição da prova no país e vai contar com a presença de alguns atletas internacionais. O Elcio gosta muito desse tipo de prova, com vários dias na disputa, e no formato de expedição. É legal um capixaba estar em provas como essa, pois divulga a modalidade e incentiva as pessoas a praticarem o esporte.
Busca de apoio
Enquanto se prepara para a Trilha dos Carijós, o atleta busca apoio de empresas e empresários dispostos a financiarem sua ida à prova. Três empresas já abraçaram o projeto de Elcio Alvares Neto – Ultra Sports, a assessoria esportiva com maior número de ultramaratonistas capixabas, a APPTO Assessoria Esportiva, clínica especializada em Avaliações Físicas, Nutrição Esportiva, Preparação Física, Consultoria e Gestão Esportiva e a Habitat Sport Wear, grife de roupas esportivas que vai vestir o atleta para o desafio.
“Após o percorrer os 450km, meu objetivo é único: incentivar e motivar outros atletas a acreditar que é possível quebrar barreiras, contribuindo para a integração social e o desenvolvimento sustentável do esporte de alto rendimento em nosso Estado”, ressalta Elcio.
Interessados em apoiar o atleta podem fazer contato através por email [email protected] ou pelo Facebook.
Currículo de Elcio
Elcio Alvares Neto, atleta da equipe Ultra Sports/APPTO, é natural do Espírito Santo. Desde criança, tem o esporte como qualidade de vida e, além da ultramaratona terrestre, se especializou em algumas modalidades, tais como: jiu-jitsu, maratona aquática e apneia havaiana. Entre as suas principais conquistas, além da realização de uma série de eventos de corrida solidários, estão: Jungle Marathon 2014 (275km); Brazil 135 Ultramarathon 2014 (217km); Desafio Vitória-Anchieta (107km) 2013|2014|2015|2016.
A Trilha dos Carijós
A Trilha dos Carijós – EXPEDITION será a maior ultramaratona da América Latina e uma das maiores do mundo. O percurso da prova vai reproduzir a trajetória dos índios carijós, pelo Litoral Norte do Rio Grande do Sul, Brasil, trazendo a cultura, a arte e a história de um grupo que habitava nestas terras muito antes de qualquer colonizador. O evento será realizado entre os dias 22 e 29 de julho de 2016. Essa é uma prova extrema e de sobrevivência. Cada corredor terá que carregar seu próprio alimento e equipamentos durante todo o percurso da ultramaratona. A Trilha dos Carijós será dividida em 6 (seis) estágios, correndo aproximadamente 80 km por dia. Apenas 75 atletas de todo o mundo foram selecionados e Elcio Alvares Neto é um deles.
One Reply to “300km em 5 dias: Ultramaratonista do ES faz simulado para encarar os 450km da Trilha dos Carijós”