72% de percurso plano, 14% de subida e 14% de descida. Essas são as características do percurso da Corrida Vale. Os corredores que se inscreverem para os 5km e 10km dentro do Complexo Portuário de Tubarão, em Vitória, vão encarar 3,6km de asfalto plano, e 0,7km de subida e 0,7km de descida a cada volta
Em 2015, o Blog Corrida de Rua fez uma visita ao percurso e publicou com exclusividade uma galeria de fotos. Confira o passo-a-passo do percurso da Corrida Vale:
A concentração será a partir das 7 horas, na entrada da empresa, localizada no final da Praia de Camburi. A área é bem arborizada, com bastante sombra. Fotos: Fábio Machado
Somente os corredores inscritos deverão passar pelas cancelas que dão acesso à área de indústria e se posicionar para a largada que será às 8h. Logo após percorrerem os primeiros metros do percurso, os participantes vão avistar a Oficina de Pelotização.
Depois desse ponto, os atletas vão virar à esquerda. Os quebra-molas ao longo do percurso estarão bem sinalizados para chamar a atenção dos corredores.
Na altura do km 1 de prova, os corredores vão encontrar um “tobogã”, uma pequena subida que dá acesso à Oficina de Locomotivas.
Depois do primeiro “obstáculo”, os corredores vão encontrar o trecho mais bonito do percurso: a linha férrea, onde estarão sendo carregadas cerca de 280 mil toneladas de minério.
Para ajudar a curtir a vista e relaxar, é aí que fica localizado o primeiro ponto de hidratação da prova.
Depois de recarregar as energias, é hora de encarar mais um trecho de subida, dessa vez, um pouco maior.
Próximo do km 2, um tobogã com descida acelera os corredores para o retorno na metade do percurso de 5km. A essa altura, a natureza toma conta do cenário industrial e até uma lagoa pode ser vista às margens do asfalto.
No retorno, os corredores vão passar ainda pela Vila das Contratadas, local onde estão localizados os escritórios das empresas terceirizadas, e pelo Edifício Belesa, centro administrativo da Vale e onde funciona a central de controle da ferrovia.
Nos últimos metros do percurso de 5km, depois de passarem por uma rotatória, os atletas encontram uma reta, onde poderão dar o sprint final até a chegada. Os inscritos para os 10km, farão o mesmo percurso mais uma vez.
Análise do percurso
Em 2015, durante a visita, o professor Hudson Miranda avaliou o nível de dificuldade do percurso da Corrida Vale. “É um percurso muito gostoso de fazer. Temos dois tobogãs e uma subida que leva os atletas profissionais a fazer os 10km entre 33min e 37min. Mas é um trajeto que precisa de cautela, pois no primeiro km já tem um tobogã.
Miranda ressalta ainda a necessidade de treinamento antes da prova. “Como é um percurso variado, é preciso fazer um trabalho de força contínua. O ideal é treinar em trechos com morros, planos e, se possível, até na areia, para ganhar mais condicionamento. A Corrida Vale não é uma prova longa, mas pode se tornar um pouco difícil pela temperatura, já que estaremos em dezembro, com um clima de verão, e os tobogãs dificultam um pouco o desempenho dos atletas”.
Inscrições abertas!
Por questões de segurança, não será permitida a entrada de corredores que não estejam oficialmente inscritos na área industrial. Portanto, se você gostou do percurso da prova, garanta logo a sua vaga e não fique de fora da Corrida Vale!
Basta acessar o site, escolher o percurso, preencher o termo de responsabilidade da prova, ler o regulamento, e pagar a taxa de R$ 60 (inscrição + taxa de comodidade). O prazo de inscrição termina no dia 23 de outubro ou assim que o limite de 2.1 mil vagas seja preenchido.
Entrega do Kit do Corredor em dois dias
O Kit do Corredor será entregue em dois dias: na sexta-feira, dia 02 de dezembro, e no sábado, dia 03 de dezembro, véspera da prova, das 9h às 16h, no Parque Botânico da Vale, localizado na Avenida dos Expedicionários, em Jardim Camburi. Para a retirada, o corredor inscrito deverá apresentar o comprovante de inscrição e documento oficial de identificação.
O “passaporte” que dará entrada na Corrida Vale vem com uma camiseta, uma lancheira, a numeração do atleta com alfinetes para ser afixada na parte da frente da camiseta e o chip eletrônico de cronometragem.
6ª Corrida Vale
Data: 04 de dezembro
Local: Complexo de Tubarão, em Vitória
Percursos: 5km e 10km
Informações e inscrições
4 Replies to “Galeria de fotos mostra o percurso da Corrida Vale dentro do Porto de Tubarão”