O core é um termo utilizado para representar o ‘centro’ do nosso corpo. Na anatomia, refere-se aos músculos profundos das regiões abdominal, lombar e pélvica, responsáveis pela estabilidade, produção de força e suporte. Logo, o fortalecimento desta parte do corpo é essencial para qualquer atividade.
Educador físico da Care Club, Robson Carvalho explica que, para corredores, o fortalecimento do core ajuda na performance e na prevenção de lesões. “Este trabalho é válido tanto para treinos quanto na preparação para competições, nas mais variadas distâncias da modalidade, já que a corrida não exige apenas força do corpo, mas também a resistência da musculatura.”
Além dos apaixonados pelas pistas, o fortalecimento é imprescindível também para outras modalidades, principalmente para as que colocam em risco a integridade articular do atleta, como os esportes de combate, halterofilismo, etc.
E não são só os praticantes de esporte que há benefícios com o fortalecimento do core. “A rotina de escritório e de atividades diárias pode oferecer risco à saúde física de uma pessoa destreinada. O corpo precisa de movimento correto e estável. Nossa coluna suporta cargas de treino, mas não lida bem com péssimas posturas, dessa forma um core fortalecido costuma ajudar”, diz Robson.
E como cuidar do core?
Treinando essa parte do corpo. A forma pode variar de pranchas e exercícios rotacionais e antirrotacionais, a levantamentos e caminhadas com pesos. Cada modalidade e circunstância possui uma demanda diferente e exigirá da expertise e das ferramentas do treinador.
Sempre com um auxílio profissional entre os principais cuidados estão:
– Controle sempre o volume e intensidade dos exercícios
– Esteja atento a amplitude e velocidade do movimento
– Tenha uma seleção de exercícios corretos para o fortalecimento