Fotos: Adessandro Reis/Garoto
Em sua 31ª edição, a Dez Milhas Garoto terá entre as diversas atrações o duelo entre brasileiros e estrangeiros pelo topo do pódio geral, no masculino e no feminino. A tradicional disputa promete, dessa forma, repetir o elevado nível técnico que a consagraram no cenário nacional e internacional. Para isso, o evento, que acontecerá no domingo, dia 25, contará com diversos atletas de destaque do circuito internacional, todos com excelentes resultados e em condições de brigar pela vitória. A prova, com percurso de 16,09 km, terá largada em Vitória, na Praia do Camburi, com chegada em frente à fábrica da Garoto, em Vila Velha.
Ao longo do trajeto, a corrida passa por pontos icônicos do Espírito Santo, caso da Terceira Ponte, que divide os municípios de Vitória e Vila Velha, com vista para o Convento da Penha, local turístico muito visitado. A programação começará a partir da 7h10, com a categoria Cadeirante. Em seguida, às 7h15, será a vez da Elite Feminino, enquanto Elite Masculino e demais categorias largarão às 7h30.
Entre os homens, os corredores do exterior com chances de vitória são o etíope Asefa Bekele, que chega para a prova com o título de campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e o segundo lugar na Maratona Internacional de São Paulo, ambas nesta temporada, e o queniano Vestus Chemjoy, terceiro colocado na Maratona Internacional de San Pola, da Espanha, em 2021.
Pelo Brasil, o mineiro Giovani dos Santos, melhor brasileiro na prova em 2019, com o terceiro lugar, e que este ano venceu a Meia Maratona de Guarulhos e foi terceiro na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, é o principal destaque. Ao seu lado para tentar recolocar o Brasil no primeiro lugar estará outro mineiro, o atleta Gilmar Silvestre Lopes, quinto em Vitória na edição de 2019 e que ficou com o segundo lugar na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano; e Justino Pedro da Silva, bicampeão da Maratona do Rio de Janeiro 21/22.
No feminino, as atrações internacionais serão as etíopes Mestawut Truneh, campeã da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro 2022, Fantu Gelasa, vice-campeã da mesma prova, e Yadeni Weltej, vice-campeã da Maratona do Rio de Janeiro deste ano. A brasileira Amanda Oliveira, também de Minas Gerais, campeã da Meia Maratona do Rio deste ano, será a esperança de vitória nacional em 2022.
A Dez Milhas é uma realização da Chocolates Garoto, com supervisão da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e da FECAt (Federação Capixaba de Atletismo) e organizada pela Yescom. O apoio é das prefeituras de Vitória e Vila Velha.