A Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, realizou um levantamento com o objetivo de compreender os impactos da pandemia no mercado fitness e visualizar as perspectivas de retomada. Como amostra para o estudo, foram selecionados 794 clientes ativos desde 2019, cujo foco foi analisar o histórico e momento atual das operações. Desta forma foi possível analisar os períodos pré, durante e pós pandemia.
Entre os negócios analisados que utilizam a plataforma e suportaram o período pandêmico, houve crescimento de 18% no número total de alunos em comparação com 2019. As informações indicam que brasileiros têm se preocupado mais com a saúde e investido na prática de exercícios físicos como forma de melhorar a qualidade de vida.
Para o levantamento inédito, a empresa selecionou academias, box e studios de pilates presentes em todas as regiões do país. Foram analisados os períodos de janeiro a junho, dos anos 2019, 2020, 2021 e 2022.
Os anos de 2020 e 2021 representaram uma queda em relação ao período pré-pandemia, de 6,37% e 7,92%, respectivamente, contudo, 2022 apresentou um crescimento de 18,02% em relação a 2019 e, se comparado ao ano anterior, o aumento é ainda maior, 28,18%.
“Podemos traduzir estes números em um exemplo prático de como a oscilação citada acima afetou os negócios. Vamos supor que uma academia, em 2019, tinha 500 alunos ativos. No começo da pandemia, em 2020, passou para os seus 468, em 2021 para 460, e, agora, em 2022, estaria no patamar de 590 alunos”, exemplifica Antonio Maganhotte Junior, CEO da Tecnofit.
Perspectivas para o novo momento
O levantamento também contemplou outros fatores importantes para o futuro do mercado fitness, como os principais métodos de pagamento utilizados pelos alunos, bem como as perspectivas para academias, Box de Crossfit e Studio de Pilates, e como cada um desses segmentos foi afetado pelo período pandêmico.
Métodos de pagamento
Os números indicam que houve uma queda significativa na utilização de cartões de crédito em máquinas físicas nestes estabelecimentos. Em 2019, o método de pagamento representou 29% das transações, já em 2022, foi registrado apenas 16,37%. Um ponto que vale destacar é o surgimento e a adesão do PIX. O método de pagamento instantâneo tornou-se popular rapidamente e, segundo a Febraban, já foram cadastradas mais de 51 milhões de chaves em 2022.
Essa diminuição tende a indicar a preocupação por questões decorrentes da pandemia em si. As pessoas começaram a diminuir a transação por máquinas físicas seja por questões sanitárias ou até por estarem aderindo métodos online, já que o número de transação de cartão de crédito online, em que o aluno mesmo preenche os dados do cartão (no formato ecommerce, por site ou por aplicativo) cresceu de 0,86% em 2019 para 3,49% em 2022. “Esses dados levantados, na verdade, vêm ao encontro não somente com a escalada da imunização da população e fim das medidas restritivas, mas também de novas tendências que vem surgindo no mercado”, comenta o executivo.
Mercado para academias
As academias, como musculação e ginástica, foram as mais afetadas pela pandemia. O ano de 2020 representou uma queda de quase 8% dos alunos, já em 2021 os números chegaram a aproximadamente 16%. Por geralmente contar com estruturas grandes de funcionários, espaço e custos operacionais, esse cenário representou um golpe muito pesado, fazendo com que realmente muitas academias tivessem que fechar permanentemente.
Para sobreviver a este período, os locais tiveram de se reinventar no que se refere à gestão, enxugando custos, oferecendo aluguel de equipamentos e aulas online para engajar o aluno. O ano de 2022 já representa um crescimento de cerca de 34% na média de alunos em relação ao ano anterior, e recuperação de mais de 17% quando comparado aos números de 2019.
“Com o fechamento permanente de parte das academias e negócios fitness que não sobreviveram ao período de isolamento, criou-se uma oportunidade para os negócios que sobreviveram captar esses novos alunos”, ressalta o executivo.
Mercado para os BOX
Diferentemente do segmento de Academias, os box de crossfit viram uma queda no número de alunos ativos somente em 2020, quando registrou o saldo negativo de 7,11%. No ano seguinte, performou já com crescimento de 10,98%, registrando aumento de 19,9% em 2022 quando comparado a 2019. O interesse pela modalidade está associado à principal tendência constatada entre os alunos atualmente, que é a de almejar saúde e bem-estar.
Mercado para Studios
Dentre os segmentos analisados, os studios, como os de pilates e yoga, por exemplo, foram os que registram menor queda no número de alunos, sendo que em 2020, no começo da pandemia, observaram uma redução de 2,1%, mas logo em 2021 viram o crescimento de 2,44% em relação ao número de 2019, mostrando o início de recuperação. Em 2022, por sua vez, a modalidade já acumulava um crescimento de 25,17%. Neste contexto, boa parte dos studios de pilates foram pouco impactados com as medidas restritivas impostas pela pandemia por se enquadrarem como modalidade de fisioterapia/saúde.
O futuro do mercado fitness
Com base nos levantamentos realizados pela Tecnofit, a empresa conseguiu colher diversos insights para o futuro do mercado fitness de acordo com as tendências e preocupações que os alunos passaram a demonstrar após o período de medidas restritivas.
As pessoas não fazem mais exercícios com o principal objetivo de emagrecer, e sim para terem qualidade de vida e saúde melhor. Isso se dá pois, com a pandemia, muitos sofreram as consequências do sedentarismo por conta das medidas restritivas. “Neste momento, o importante é que os negócios invistam em ações de marketing mostrando o quanto a vida do praticante de exercícios físicos pode mudar para melhor, e todos os benefícios atrelados a maior disposição no dia a dia”, afirma Antonio Maganhotte.
A pandemia também mudou o mercado de trabalho. Segundo um levantamento realizado pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP), cerca de 78% dos entrevistados desejam continuar trabalhando de casa mesmo após a pandemia, fazendo com que as pessoas tenham mais flexibilidade e horários livres em seu dia para frequentar espaços para a prática de atividades físicas.
Os consumidores prezam, mais do que nunca, por terem boas experiências. Estabelecimentos do segmento fitness devem se atentar a isso, investindo em meios para encantar o cliente. “Há várias ações que os estabelecimentos podem fazer para engajar os clientes e oferecer experiências que vão além dos equipamentos disponíveis no local, como por exemplo, disponibilizar aplicativos intuitivos que permitam realizar o check-in ou agendar aulas.” diz.
Mesmo após o baque sofrido pelo mercado nos últimos anos, o estudo realizado pela Tecnofit mostra que o setor tem performado com resiliência, mostrando sinais claros de recuperação. “Agora é o momento para que empreendedores aproveitem para crescer e fortalecer ainda mais o seu negócio, seja uma academia, box, studio, entre outros diversos do segmento fitness. Neste cenário, vale tentar reativar sua lista de alunos cancelados e reativar o contato para aqueles que fizeram aulas experimentais e não fecharam, por exemplo. É importante não perder a oportunidade que se apresenta e manter-se atento aos desafios que precisam de atenção nesse novo momento”, finaliza.
Para conferir a íntegra do levantamento e os principais insights para o mercado fitness e de bem-estar, acesse este link.
Sobre a Tecnofit
Com atuação no segmento fitness e bem-estar, a Tecnofit é uma plataforma de gestão focada em academias, estúdios de pilates e centros de crossfit. A companhia desenvolve tecnologias que permitem gerenciar os negócios de maneira fácil e prática com alcance nacional. Atualmente, a empresa oferece os sistemas: Tecnofit Gym, software para o gerenciamento de academias; Tecnofit Box, destinado para box de crossfit; Tecnofit Studio, ferramenta para administração de estúdios; Tecnofit Pro, plataforma completa de gestão e recursos para o gerenciamento de uma ou mais unidades e modalidades; e o aplicativo Tecnofit Personal, que auxilia instrutores e treinadores no processo de gestão dos treinos dos alunos.