Desde 2017, quando lançou a campanha Janeiro Dourado, a Sociedade Paulista de Medicina Desportiva (Spamde) vem conscientizando a população sobre a importância de acompanhamento médico regular pelos praticantes de atividades físicas e principalmente antes de iniciá-la. Cada vez mais pesquisas comprovam que praticar exercícios físicos traz muitos benefícios à saúde. De Alzheimer à Diabetes, a atividade física está entre as indicações. E o ideal, quando se pensa a começar a se mexer é realizar um check-up com um médico do exercício e do esporte. É esse profissional que tem o conhecimento para identificar quais exercícios podem ser iniciados com segurança, em busca de saúde e qualidade de vida.
O médico do esporte é indicado também para atletas, de todos os níveis técnicos, para elaborar estratégias de otimização de resultados; para prevenir e tratar quadros de lesão. Esse conceito é muito utilizado em grandes times de futebol, como Palmeiras e Santos, ambos com médicos da Care Club, empresa visionária reconhecida por oferecer serviços inovadores para quem busca hábitos saudáveis e saúde, utilizando o esporte como ferramenta.
Independentemente da idade, antes de iniciar uma atividade física é importante procurar o médico do esporte, que fará a avaliação pré-participação. “Essa avaliação é muito importante para evitar, desde lesões osteomusculares até uma morte súbita”, explica Rafaella Sinisgalli, médica do esporte da Care Club.
A avaliação é composta por uma consulta médica, na qual o especialista fará um exame físico bem minucioso (com foco principalmente na parte cardiológica, pulmonar e ortopédica) e também vai avaliar vários parâmetros como sono, alimentação, histórico no esporte, nível de estresse, doenças pregressas, antecedentes familiares de doença, entre outros, e após essa conversa indicará os exames clínicos complementares, com o objetivo de identificar precocemente doenças clínicas, fatores de risco e alterações que poderiam levar uma morte súbita, por exemplo, bem como predispor uma lesão.
“Esse check-up pode revelar alterações silenciosas, como de pressão arterial (hipertensão), níveis de colesterol (dislipidemia), de glicemia (diabetes) e cardiológicas e por isso é importante realizá-lo”, destaca Rafaella.
Foi o que aconteceu com Chico Tattini, head de Parcerias da 00Nation (time de esports). Em 2016, ele foi diagnosticado com câncer no rim e fez a cirurgia, e acompanhamento durante cinco anos, quando teve alta definitiva. “Desde então, não fiz mais nenhum check-up. No ano passado, conheci a Care Club por conta de uma parceria com um time de esports e fiz o checkup antes de iniciar a atividade física. Me consultei com um dos médicos que me pediu uma bateria de exames, e ele me alertou sobre um ponto a ser investigado, foi localizado um linfoma. Procurei meu oncologista, que me deu uma bronca por nunca mais ter feito um check-up, e deu tempo de fazer o tratamento”, explica Chico.
EXPERIÊNCIA POSITIVA
Dr. Gustavo Magliocca, médico do esporte, vice-presidente da Spamde e CEO da Care Club, acrescenta que o esporte também funciona como um agente agregador, uma ferramenta para gerar amizades. “O que temos que ter em mente são os objetivos, a clareza do lúdico, para que o exercício seja sempre algo positivo na rotina do indivíduo, mesmo sendo uma criança de alguns anos de vida ou um idoso. Há benefícios em todas as idades quando se inicia uma prática esportiva”, afirma o médico.
“E qual é a atividade ideal? É aquela que mais atraia a pessoa, desde ir à musculação, ou ir ao clube jogar beach tennis. O que importa é a pessoa se interessar por uma rotina de atividade física. A questão não é qual esporte, mas sim em como começar, e isso o médico do Exercício e do Esporte é o profissional habilitado para orientar. E começando da forma correta há grande chance de sucesso em sua prática diária”, completa Magliocca.
EXAMES MODERNOS
A Care Club conta com o serviço de Medicina do Exercício e do Esporte, especialidade voltada para o acompanhamento de pessoas que querem começar a praticar alguma atividade física ou já são atletas profissionais, e Check-up Saúde exclusivo. O objetivo é orientar sobre aspectos relacionados à prática de exercícios físicos e seus impactos bem como alimentação saudável e propor ações adequadas para ajudar as pessoas a manterem um estilo de vida saudável.
“Pode ser que uma pessoa que comece a correr, sem antes ter feito um check-up, não tenha nenhuma intercorrência, mas existem grandes chances de lesão e também há o risco de ter algum problema mais sério, alguma alteração que até impeça a atividade física. Começar uma atividade física, sem uma avaliação de um médico do esporte, pode ter um desfecho fatal”, alerta Rafaella.
A médica explica que o Check-up Saúde da Care Club é diferenciado e moderno. “Contamos com exames que não estão disponíveis na maioria dos serviços. Além dos exames de sangue e testes cardiológicos, como por exemplo o ergoespirométrico, eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma, temos a parte de ultrassom (abdômen, tireoide, entre outros), o teste genético, a calorimetria indireta (para avaliar o metabolismo a partir da taxa metabólica basal), polissonografia (qualidade do sono) com a avaliação do otorrino do esporte e a bioimpedância”, cita Rafaella.