O revezamento entre diferentes tipos de tênis, se tornou uma prática comum entre os corredores de alta performance. Considerando que existem treinos e corridas com variações de intensidade e terreno, alterar o calçado se faz necessário para dar suporte aos pés e articulações. Julio Dotti, treinador e embaixador da Saucony Brasil, indica que além de benéfico para a saúde, o revezamento também é responsável por auxiliar no rendimento das corridas e por dar uma vida útil maior aos seus calçados.
O uso contínuo de um único tênis pode levar a um excesso de impacto em áreas específicas dos pés e das pernas. Alternar entre diferentes modelos pode ajudar a distribuir de maneira mais equilibrada o impacto e a pressão durante as corridas, “Quando falamos de corredores experientes, o ideal é ter de dois a três pares de tênis, assim os calçados não se desgastam tanto. Além disso, existem treinos que acontecem em diferentes tipos de terrenos, como cascalho, asfalto e até na esteira, então é sempre bom ter um par de tênis que se encaixe em cada uma dessas variações, ajudando também na performance do corredor,” reforça Julio, treinador e embaixador da Saucony Brasil.
O revezamento de tênis não só é benéfico para a saúde e o desempenho, mas também permite a escolha de um calçado mais adequado para cada tipo de treino. Por exemplo, tênis com maior amortecimento são ideais para corridas leves e longas distâncias, enquanto tênis de performance são mais indicados para treinos intervalados, fartleks e corridas em ritmo acelerado.
Para começar a fazer o revezamento de tênis é necessário adaptar os modelos conforme o tipo de treino, terreno e intensidade. Vale avaliar os modelos de acordo com o amortecimento que oferece, retorno de energia, estrutura e peso do produto. A Saucony é uma das marcas que mais investe em diferentes tecnologias para os seus produtos e oferece uma gama diversificada de modelos, pensando em todos os tipos de corredores.
Confira algumas das nossas principais indicações:
Kinvara Pro – O modelo traz uma combinação das espumas PWRRUN e PWRRUN PB com a placa de carbono em uma entressola com 42mm de altura. A PWRRUN PB está localizada na parte superior, projetada para maximizar a responsividade. Já a PWRRUN, na camada inferior, oferece uma base estável e resistente. A placa de carbono, posicionada entre as duas espumas e estendendo-se por ¾ do comprimento do calçado, é crucial para a eficiência do retorno de energia. Essas características tornam o Kinvara Pro ideal para corridas de longa distância.
Triumph 20 – Esse é o modelo de máximo amortecimento da Saucony, que agradará corredores de todos os níveis. Com uma entressola PWRRUN+ que oferece extrema sensação de maciez, além do incrível retorno de energia, este é o tênis ideal para rodagens e provas longas.
Kinvara 14 – O tradicional tênis da marca não possui placa e se destaca por sua leveza e versatilidade, sendo o Kinvara mais leve já feito, com apenas 195g no tamanho 40. Possui uma entressola PWRRUN renovada, que está mais responsiva e mais alta do que a anterior, além de palmilha em PWRRUN+, um material muito macio que traz muito conforto e a tecnologia FORMFIT que se adapta ao seu pé conforme o uso.
Ride 16 – Perfeitamente equilibrado em amortecimento e responsividade, este tênis foi desenhado para que o corredor possa fazer de tudo, proporcionando a experiência de um ótimo ajuste e sensação de conforto. A entressola com a tecnologia de espuma PWRRUN proporciona ótimo amortecimento e responsividade para uma corrida mais confortável.
Guide 16 – Um clássico tênis de estabilidade, projetado para pronadores. A entressola em PWRRUN oferece ótimo retorno de energia e suporte através da tecnologia Hollow Tech, sem adicionar peso. É indicado para corredores de todos os níveis que buscam estabilidade em seus treinos.
Tempus – Um tênis que combina conforto, estabilidade e ótimo retorno de energia. Com um drop de 8mm e uma combinação das espumas PWRRUN e PWRRUN PB, esse calçado é excelente para treinos de rodagem e para corredores que buscam um tênis estável, versátil e com ótima durabilidade.