Bate-Bola: Monika Queiroz fala de carreira e futuro da Ginástica Rítmica

Técnica e atleta: Parceria, cumplicidade e respeito

Os aparelhos corda, arco, bola, maça e fita. Saltos e precisão. Movimentos coreografados e muita graciosidade. Essas são as características de uma das mais belas modalidades olímpicas: a ginástica rítmica. E o Espírito Santo é referência nacional quando o assunto é a GR. Essa projeção é fruto de um trabalho dedicado de pessoas que além de muita garra e determinação, possuem uma história de vida intensa e amor ao esporte.

Monica Queiroz é uma delas: Medalhista dos jogos Pan-americanos do Rio 2007,  hoje treina a capixaba Natália Gaudio, uma das principais promessas brasileiras para o Pan-Americano 2015 em Toronto (Canadá) e Olimpíadas Rio 2016.

Bate-Bola com a técnica:

LOUCA POR ESPORTES: Como começou a sua carreira?
MONIKA QUEIROZ: Eu fazia dança, jazz, ballet clássico entre outros e fui estudar Educação Física na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1980. Foi lá que conheci a Ginástica Rítmica como disciplina curricular e me encantei. Logo pensei: “Se conheço e pratico a dança eu posso usar minha experiência e conhecimento nessa modalidade similar”. Me inscrevi nos projetos de extensão em GR e fui ser estagiária da Professora Marzy Perim, grande mestra que muito me ensinou

LOUCA POR ESPORTES: Descreva sua paixão pela GR.
MONIKA QUEIROZ: É paixão mesmo…  pois permanecer no esporte nacional de alto rendimento,  só movido  pela paixão . A GR é uma modalidade encantadora que mescla dança, aparelhos manuais e música. Isso me arrebata!!

LOUCA POR ESPORTES: Seleção brasileira: Cite os grandes momentos.
MONIKA QUEIROZ: É a realização total.  O máximo que um treinador esportivo pode chegar em sua carreira. As três medalhas de ouro dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, a classificação para o mundial de Patras (Grécia), classificação para os Jogos Olímpicos de Pequim… momentos únicos.

LOUCA POR ESPORTES: Fale um pouco sobre o crescimento da GR no Brasil. E no Espírito Santo?
MONIKA QUEIROZ: Sem nenhuma dúvida a GR capixaba é a melhor do Brasil! Isso responde tudo! Esporte ainda sem tradição, erroneamente ligado a futilidades mas que é um dos que mais exige de um atleta tanto no aspecto técnico, quanto no físico, tático e psicológico. A modalidade é para poucos.

LOUCA POR ESPORTES: Pan de Toronto 2015: como está a preparação da Natália Gaudio? E as olimpíadas?
MONIKA QUEIROZ: Pan-Americano vem antes e vamos focar nele primeiro. A classificação olímpica acontecerá no mundial de Stuttgart 10308351_765537896814472_8390647986096973002_n(Alemanha), em setembro. Os treinos já se intensificaram e os refletores são para ambos.

LOUCA POR ESPORTES: Olimpíadas 2016: acredita que o Brasil pode sonhar com pódio?
MONIKA QUEIROZ: Sonhar pode…não custa nada!

LOUCA POR ESPORTES: Quais dicas você oferece para quem deseja ser atleta do alto rendimento?
MONIKA QUEIROZ: Para ser uma atleta alto rendimento é imprescindível: Dedicação, disciplina, alimentação saudável,disposição e um bom patrocínio.

LOUCA POR ESPORTES: Além de técnica, percebo que é uma grande parceira da Natália. Como você define a relação de vocês?
MONIKA QUEIROZ: Cumplicidade, respeito, autocrítica e muitas risadas!!!!

LOUCA POR ESPORTES: Momento mais difícil da carreira? E o mais feliz???
MONIKA QUEIROZ: Voltar a trabalhar depois que minha filha partiu para o céu. Achei que não ia conseguir, mas aqui estou!

O mais feliz é poder levantar todos os dias e agradecer a Deus pela profissional bem sucedida que sou e principalmente porque tudo que consegui foi pelos meus méritos e ajuda, respeito e reconhecimento da minha família, amigos e atletas/profissionais íntegros e capacitados.

LOUCA POR ESPORTES: E onde praticar a GR? Quais as opções?
MONIKA QUEIROZ: Basta visitar o site da Federação do Espírito Santo de Ginástica (FESG). São diversas as opções!

monika
Monika Queiroz: referência nacional e internacional da Ginástica Rítmica

 

2 Respostas para “Bate-Bola: Monika Queiroz fala de carreira e futuro da Ginástica Rítmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *