Seria somente mais uma final de um campeonato capixaba se não envolvesse tanta história, paixão e saudosismo. Afinal, trata-se de dois gigantes do nosso futebol. Dois gigantes que não se encontravam em uma final há 30 anos. Rio Branco (fundado em 1913) e Desportiva (1963), quando se enfrentam, é a promessa de muita emoção para seus torcedores.
E essa final empolgante, tem sido notícia, tema de bate-papo entre amigos e o melhor: o despertar do capixaba ao seu futebol. Finalíssima que marca um encontro de gerações: dos que viram a época dourada destes dois times e uma nova geração que deseja ir aos estádios e vibrar pelo fortalecimento do futebol capixaba.
O primeiro jogo acontece neste sábado, às 16h 30, na Arena Unimed Sicoob, em Cariacica, com a promessa de estádio lotado!!!!
Clássico dos gigantes – História e curiosidades
Quem acompanhou o futebol capixaba nos anos 70 e 80 tem muita coisa a contar. Rivalidade entre torcidas, duelo em campo e jogos épicos. O Brancão coleciona mais títulos: 36, contra 17 da Tiva. As duas equipes se enfrentaram em finais do Capixabão 12 vezes, com sete títulos para o Rio Branco e cinco para a Desportiva.
Essa rivalidade começou em 1963, quando no primeiro encontro entre esses dois gigantes capixabas, o Capa Preta venceu o Grená por 3 a 1, no antigo Estádio Governador Bley. Mas o torcedor da Desportiva, que sabe de tudo do seu clube, na certa vai dizer que antes desse jogo, aconteceu uma partida preliminar com vitória da Tiva por 1 a 0.
Dois anos depois – a primeira final – com a Desportiva campeã. O último encontro dos gigantes foi em oito de dezembro de 1985, com a presença de 27.000 torcedores nas arquibancadas e Rio Branco conquistando o título.
A maior goleada aconteceu na Copa Espírito Santo 2003, 5 a 0 Desportiva. Outra curiosidade é que Vanderlei Luxemburgo, hoje técnico do Flamengo, treinou o Rio Branco no início de sua carreira.
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]