O Parapan de Torontou terminou no último fim de semana com o Brasil no topo do quadro de medalhas pela terceira vez consecutiva. E das 257 medalhas conquistadas, muitas delas vieram de capixabas como Daniel Mendes (bronze) e Renata Bazone (prata), do atletismo; Neusimar dos Santos (ouro), no goalball; Ivanilde Silva, Jéssica Silva e Geisiane Maia (bronze no basquete). No fim da tarde de ontem os paratletas desembarcaram em Vitória exibindo suas medalhas, com a promessa de mais conquistas no futuro e foco nas Paralimpíadas de 2016.
Heróis Paralímpicos
A festa começou no aeroporto e contou com a presença de familiares que recepcionaram os medalhistas do atletismo – Daniel Mendes que conquistou o bronze na prova dos 200m T11 e Renata Bazone (com seu guia, Fernando Martins Júnior), medalhista de prata na prova dos 1.500m categoria T11 (para cegos).
Daniel Mendes exibiu, orgulhoso, sua medalha de bronze. Ele, que é recordista mundial da classe T11 (cegos), declarou amor por Vitória. “Estou muito feliz por estar aqui e em casa. Comecei em um projeto da Prefeitura de Vitória. Graças ao professor Luiz Claudio Locatelli, meu amigo que me abraçou e muito me ensinou, trouxemos outros amigos para o projeto. Hoje estamos colhendo grandes paratletas aqui, e nós vamos continuar nosso trabalho. Hoje moro em São Paulo, mas jamais deixarei de ser capixaba, morador de Vitória”.
O treinador Luiz Claudio Locatelli falou do sucesso do Brasil no Parapan e da proximidade dos Jogos Paralímpicos do Rio, em 2016. “Nós estamos na reta final para as Paralimpíadas de 2016, e o Parapan mostrou a que veio. Tenho certeza que muitos atletas do Espírito Santo estarão presentes nas Paralimpíadas. Vamos focar no alto rendimento pois podemos muito mais”.
Renata estava empolgada com a sua conquista. “Eu fiquei muito feliz por saber que posso contar com a ajuda de vocês. Eu moro aqui há 40 anos e visto a camisa”.
Jogos da Pessoa com Deficiência
Para incentivar cada vez mais o paradesporto capixaba, no embalo do sucesso do Parapan de Toronto, neste final de semana, será realizada a segunda edição dos Jogos Municipais da Pessoa com Deficiência de Vitória. Serão disputadas as modalidades atletismo, judô, natação e travessia marítima.
Etapas
A competição será dividida em duas etapas:
1ª etapa: sábado (22), no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)/campus Vitória, nas modalidades atletismo, natação e judô;
2ª etapa: domingo (23), na Curva da Jurema, na altura do projeto Praia Acessível, na modalidade travessia marítima.
Viu algo interessante no mundo do esporte? É só enviar sua sugestão para:[email protected]