Há 120 anos a chama olímpica brilhava em Atenas, na Grécia, berço dos jogos da antiguidade, entre os dias 6 e 15 de abril. Foram 241 atletas (todos homens) e nove modalidades estavam na disputa: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação, tênis e tiro.
Charles Freddye Pierre era o nome do Barão de Coubertin, considerado o paida Olimpíada Moderna. Ele defendia a educação através do esporte e queria usar essa ferramenta para propagar a paz entre os povos. A frase “o importante é competir” é atribuída ao Barão de Coubertin.
Os países representantes foram: Alemanha (dezenove atletas), Austrália (1), Áustria (3), Chile (1), Dinamarca (3), Egito (1), Estados Unidos(14), França (13), Hungria (7), Itália (1), Reino Unido (10), Suécia (1), Suíça (3) e a anfitriã Grécia com 168 atletas. No Rio, serão 42 modalidades, com aproximadamente 10.500 atletas de 206 países.
Confira o quadro de medalhas:
E hoje temos: os Jogos Olímpicos de Verão (igual a do rio 2016), as Paralimpíadas e os Jogos Olímpicos de Inverno.
A cidade de Paris foi escolhida para sediar os Jogos de 1900 e foi a primeira edição que contou com participação feminina: 11 mulheres. A tenista britânica Charlotte Cooper, campeã nas competições individuais e mistas com seu compatriota Reginald Doherty, foi a primeira a conquistar uma medalha olímpica.
Evolução dos Jogos
– Jogos de Atenas de 1896: primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna.
– Jogos de Paris de 1900: as mulheres participam pela primeira vez, nas competições de críquete.
– Jogos de St. Louis de 1904: as medalhas de ouro, prata e bronze passam a ser dadas aos primeiros, segundos e terceiros lugares, respectivamente.
– Jogos de Londres de 1908: pela primeira vez, um estádio é construído especialmente para os Jogos e as competições de nado não acontecem em mar aberto.
– Jogos de Estocolmo de 1912: são usados contadores automáticos para os eventos de pista, e pela primeira vez atletas dos cinco continentes participam da mesma edição dos Jogos Olímpicos.
– Jogos de Berlim de 1916: cancelados devido à Primeira Guerra Mundial.
– Jogos de Antuérpia de 1920: os atletas fazem um juramento e a bandeira olímpica com os aros é hasteada pela primeira vez.
– Jogos de Chamonix de 1924: primeiros Jogos Olímpicos de Inverno.
– Jogos de Amsterdam de 1928: é acesa a primeira pira olímpica.
– Jogos de Los Angeles de 1932: origem do formato dos Jogos de hoje, cujo período varia entre 15 e 18 dias. Os atletas ficam todos alojados em um mesmo lugar, na Vila Olímpica, e a bandeira do vencedor é hasteada durante a cerimônia de premiação.
– Jogos de Berlim de 1936: primeiros Jogos a serem televisionados. Primeira vez em que ocorre o revezamento da tocha olímpica.
– Jogos de Londres de 1948: blocos de partida para os atletas das competições de tiro rápido são introduzidos.
– Jogos de Helsinque de 1952: Israel e União Soviética participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.
– Jogos de Melbourne/Estocolmo de 1956: primeiros Jogos a acontecerem no hemisfério sul. Melbourne ganhou o direito de sediar os Jogos, mas as leis de quarentena australianas eram tão severas que não permitiam a entrada de cavalos estrangeiros, desta maneira, os eventos de hipismo tiveram que ocorrer em Estocolmo.
– Jogos de Roma de 1960: os Jogos Paralímpicos acontecem seguidos dos Jogos Olímpicos pela primeira vez.
– Jogos de Tóquio de 1964: os Jogos Olímpicos chegam à Ásia. Primeira vez em que é dado o troféu de Fair-play.
– Jogos do México de 1968: primeira vez em que uma mulher acende a pira olímpica na Cerimônia de Abertura. São introduzidos os testes antidoping.
– Jogos de Munique de 1972: o juramento olímpico oficial é declamado pela primeira vez.
– Jogos de Montreal de 1976: os eventos femininos de basquetebol, remo e handebol estreiam nos Jogos Olímpicos.
– Jogos de Moscou de 1980: primeira vez em que o recorde do salto em altura é quebrado nos Jogos Olímpicos.
– Jogos de Los Angeles de 1984: modelo para os futuros Jogos em termos de captação de patrocínio. Competições exclusivamente femininas estreiam, como ginástica rítmica e nado sincronizado.
– Jogos de Seul de 1988: o tênis de mesa estreia nos Jogos Olímpicos. O tênis volta ao programa, depois de um intervalo de 64 anos, e é aberto para profissionais.
– Jogos de Barcelona de 1992: os eventos de basquetebol masculino aceitam inscrições de profissionais. Basebol estreia como esporte, e badminton e as competições femininas de judô também são incluídas no programa.
– Jogos de Atlanta de 1996: todos os 197 Comitês Olímpicos Nacionais existentes na época participam dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Estreia de vôlei de praia, mountain bike, futebol feminino e a categoria de peso leve do remo.
– Jogos de Sydney de 2000: estreia do triatlo e taekwondo no programa dos Jogos Olímpicos.
– Jogos de Atenas de 2004: as mulheres estreiam nas competições de luta e sabre (esgrima).
– Jogos de Pequim de 2008: as disciplinas de maratona aquática 10km e BMX estreiam nos Jogos Olímpicos, que contaram com a participação de 204 Comitês Olímpicos Internacionais, um recorde!
– Jogos Olímpicos da Juventude (Cingapura 2010): primeiros Jogos Olímpicos da Juventude.
FALTAM 121 DIAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS RIOS DE 2016
Olimpíadas chegando.
A tecnologia avança a cada dia por isso no pais devemos ficar de olho no que nossos filhos acessam no celular, eu tenho um programa instalado no celular do meu filho que me da acesso a tudo que ele esta fazendo é muito bom baixem e proteja seus filhos. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-contatos