Esportes

Bombeiro Militar de Cachoeiro é o terceiro melhor do mundo no Triathlon

A competição que consagrou o soldado Rômulo Santos como o primeiro Bombeiro Militar medalhista em mundiais da modalidade foi realizada no México

O soldado do Corpo de Bombeiros de Cachoeiro, Rômulo Santos, conquistou o terceiro lugar no Mundial de Triathlon Foto: ​Divulgação/MundoTri

O triatleta e Bombeiro Militar de Cachoeiro, Rômulo Santos, o soldado Azevedo, conquistou o terceiro lugar no Mundial de Triathlon, realizado e México, e se tornou o primeiro bombeiro militar na história do Brasil a ser medalhista em mundiais da modalidade. 

Ele permaneceu no país por 10 dias e, além do Triathlon, também disputou provas de Aquathlon. A primeira prova foi a de Aquathlon, em um percurso de 2,5 quilômetros de corrida, um quilômetro de natação e fechando com mais 2,5 quilômetros de corrida. Rômulo ficou com a 5 ª colocação na categoria 25/27 anos.

A segunda e última prova foi a do Triathlon. Depois de seis participações em sete mundiais, o bombeiro conquistou a tão sonhada medalha. Ele garantiu o terceiro lugar na prova de Sprint Triathlon, com 750 metros de natação, 20 quilômetros de bike e cinco quilômetros de corrida.

“Foi uma prova muito dura. O calor e umidade eram muito fortes. As temperaturas estavam entre 40 e 44 ºC, e nos fazia chegar ao extremo, deixando até as performances de cada um prejudicada. No final não subiram ao pódio os três mais rápidos, e sim, os três mais resistentes, os que sofreram menos com as condições climáticas”, comenta o atleta, que retornou ao Brasil na última terça-feira (21).

Rômulo é bombeiro no 3º Batalhão em Cachoeiro de Itapemirim. “Agradece muito o apoio que tive dos meus companheiros de trabalho e, principalmente de pessoas, que me apoiam veementemente, como o comando do Batalhão. Conciliar a tarefa de atleta de alto rendimento com o serviço de bombeiro militar é um grande desafio e sem o apoio dos meus companheiros, esse feito seria impossível”, completa o bombeiro.