Esportes

Bombeiros capixabas representarão o Brasil em Jogos Mundiais nos EUA

Representando o Espírito Santo e o Brasil, os militares embarcarão movidos pelo sonho e pela esperança. O evento, que é comparado aos Jogos Olímpicos, ocorre a cada dois anos

Equipe viaja em junho Foto: Reprodução Facebook

A partir do dia 26 de junho, pelo menos 12 militares do Espírito Santo terão suas rotinas alteradas. No dia a dia, os homens do Corpo de Bombeiros atuam no combate ao incêndio, em salvamentos e nas buscas. 

Já no próximo mês, a busca permanente desses homens será pela medalha de ouro nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros, que acontecem entre os meses de junho e julho, na cidade de Fairfax, estado de Virginia, nos Estados Unidos. Representando o Espírito Santo e o Brasil, os militares embarcarão movidos pelo sonho e pela esperança.

Na bagagem, além de fotos da família e da determinação, os jogadores levam a experiência. Capitão do time, o atual subtenente Camillato é um antigo conhecido das quadras de society do Estado.

O militar já disputou torneios importantes e foi tricampeão de futsal pelo Jardim Limoeiro, Náutico e Álvares Cabral. Segundo ele, o time está confiante e deve surpreender na competição. “ Nossa equipe joga junto há quase quatro anos. O nosso entrosamento, a forte marcação e o nosso preparo físico nos motiva a sonhar com o título”, afirmou.

Para ele, já é possível apontar equipes que aparecem como destaque no torneio. “Além de nós, posso colocar a Espanha e a Rússia como equipes fortes. A Romênia é uma equipe que pode surpreender e os Estados Unidos, por jogar em casa, também pode conseguir um bom resultado”, disse.

O clima e o possível piso das quadras preocupam os jogadores. “Já jogamos outros mundiais. Na Bélgica jogamos em uma temperatura muito baixa. O piso emborrachado é algo que incomoda. Piso emborrachado requer um esforço físico maior. Ainda não sei qual é o piso dos Estados Unidos, torço que seja igual ao nosso”, salienta.

Com uma vida dedicada à população, os militares fazem uma verdadeira maratona para conseguir realizar seus treinos e geralmente se encontram duas vezes por semana. Além dos homens do Corpo de Bombeiros, policiais militares e civis devem compor o elenco que disputará o mundial. A escolha dos nomes ainda não foi definida, mas, segundo Camillato, deve acontecer em breve após alguns testes.

Patrocínio

Para brilhar ainda mais no tradicional torneio, os militares buscam patrocinadores. De acordo com o bombeiro Leonício Barros, membro da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo, apenas as passagens aéreas foram compradas. Os militares precisam de patrocínio para hospedagem, material esportivo e alimentação. “ Precisamos de patrocínio. Os custos são altos. O dólar subiu. Estamos tentando conseguir esse patrocínio”, contou.

Quem deseja patrocinar a equipe pode entrar em contato através do e-mail:[email protected]