Esportes

Título mais perto! Botafogo abre 12 pontos de vantagem no Brasileirão

Botafogo vence o América/MG por 2 a 1, fora de casa, com dois belos gols de Júnior Santos, e abre 12 pontos de vantagem para o vice-líder Red Bull Bragantino

Título mais perto! Botafogo abre 12 pontos de vantagem no Brasileirão
Foto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo segue firme rumo à conquista do título do Brasileirão, que não vem desde 1995. Na noite desta quarta-feira (18), em jogo mais complicado que o esperado diante do lanterna América/MG, o líder disparado contou com dois belos gols de Júnior Santos para conquistar a segunda vitória seguida, desta vez por 2 a 1, no Independência.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com o resultado, o Fogão chega a 58 pontos e abre 12 pontos de vantagem para o vice-líder, o Red Bull Bragantino, que enfrenta o Santos nesta quinta-feira.

Na contagem regressiva da torcida alvinegra para o título, faltam 11 rodadas. Se mantiver essa vantagem, no entanto, o Botafogo pode ser campeão daqui a seis jogos, contra o Grêmio, na 33ª rodada.

O Botafogo, que chegou a ficar quatro jogos seguidos sem vencer no campeonato, vinha de vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense no último jogo antes da Data-Fifa. E voltou da pequena pausa com tudo.

De volta da Seleção Brasileira, Lucas Perri e Adryelson foram escalados, reduzindo os desfalques: Hugo e Gabriel Pires entraram nas vagas do lateral-esquerdo Marçal e o volante Tchê Tchê, suspensos. Com as principais peças, o Botafogo propôs o jogo desde o apito inicial.

Com três zagueiros e sem esconder que a meta era segurar o ataque do líder, o América/MG resistiu por somente 20 minutos. Depois de perder duas boas chances, o Botafogo abriu o marcador em belo gol. Tiquinho iniciou a jogada, que terminou com Júnior Santos passando pelo marcador e mandando no ângulo de Matheus Cavichioli.

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Armado totalmente para se defender, o América teria de modificar a postura e se reorganizar para superar a melhor defesa da competição, com somente 16 gols sofridos. E, com coragem, conseguiu. Depois de falhar nos chuveirinhos, o time tentou com a bola no chão e viu Di Placido cortar a finalização de Felipe Azevedo e Benítez, cara a cara, parar em milagre de Lucas Perri. O argentino se redimiu com bela tabela com Mastriani e batida colocada para empatar o jogo em 1 a 1. Depois de começar melhor, o Fogão terminou a etapa acuado.

O intervalo acabou vindo em bom momento ao líder. A pausa era a chance para o agora treinador  Lucio Flavio “acordar” o time. E logo aos quatro minutos do segundo tempo, Júnior Santos mais uma vez passou por marcadores e bateu colocado, anotando mais um belo gol, para recolocar o Botafogo em vantagem. Nos acréscimos, foi sufoco e Cazares exigiu grande defesa de Perri.

AMÉRICA/MG 1 x 2 BOTAFOGO

Estádio: Independência

AMÉRICA/MG: Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar (Alê); Mateus Henrique (Rodriguinho), Juninho, Martínez, Benítez (Cazares) e Nicolas (Marlon); Felipe Azevedo (Renato Kayser) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos

BOTAFOGO: Lucas Perri; Di Placido, Aryelson (Philipe Sampaio), Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Danilo Barbosa) e Eduardo; Júnior Santos (Bastos), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Lucio Flavio.

GOLS: primeiro tempo — Júnior Santos, aos 21 minutos, e Benítez, aos 39. Segundo tempo — Júnior Santos, aos quatro minutos

ÁRBITRO: Anderson Daronco (RS)

RENDA: R$ 350.805,00

PÚBLICO: 6.230 presentes