Esportes

Botafogo estreia no Campeonato Carioca com caras novas; escalações e onde assistir

Reforços como os zagueiros Lucas Halter e Barboza já devem ser titulares na estreia do Botafogo no Campeonato Carioca, nesta quarta-feira (17), contra o Madureira

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Com o objetivo de esquecer de vez a crise da temporada passada, em que perdeu o título do Brasileirão após abrir 13 pontos de vantagem na liderança, o Botafogo estreia no Campeonato Carioca nesta quarta-feira (17), às 19 horas. O primeiro desafio da temporada será o Madureira, no estádio Nilton Santos, no Rio.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade de Esportes no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Botafogo inicia a temporada com alguns reforços, principalmente na parte defensiva, como o goleiro John, revelado no Santos e que estava no Internacional, e os zagueiros Lucas Halter, do Goiás, e o argentino Alexander Barboza, que estava no Libertad, do Paraguai. O reforço mais badalado, no entanto, é o atacante venezuelano Savarino, campeão brasileiro com o Atlético/MG, e que estava no Real Salt Lake, dos Estados Unidos.

“A escolha do Botafogo foi pelo projeto que eles vêm tendo há vários anos. Eles fizeram o melhor para me trazer para cá. Estou muito feliz. Que essa passagem pelo Botafogo seja bem-sucedida”, destacou Savarino, que só chegou ao Rio na madrugada desta quarta-feira e ainda não está à disposição para jogar.

Por outro lado, perdeu nomes importantes, como o goleiro Lucas Perri e o zagueiro Adryelson, que foram para o Lyon, da França, além do lateral Di Plácido e o zagueiro Victor Cuesta, que não renovaram seus contratos.

O Botafogo não vence o Carioca desde 2018. Na história, Botafogo e Madureira mediram forças 131 vezes. Os botafoguenses venceram 97, enquanto os tricolores apenas 11, além de 23 empates.

Para este confronto inicial, o técnico Tiago Nunes deve utilizar o elenco principal, mas sem escalar todos os titulares. Ele chegou a testar uma formação com três zagueiros em Itu (SP), onde o time fez a pré-temporada. Certo é que os reforços Lucas Halter e Alexander Barboza são nomes certos no setor independentemente da formação tática.

LEIA TAMBÉM: Flamengo estreia no Carioca com força máxima; escalações e onde assistir

A boa notícia fica por conta da liberação do lateral-esquerdo Marçal e do atacante Tiquinho Soares. Punidos na temporada passada por expulsões, precisariam cumprir mais três jogos em 2024. Após recurso, cada jogador terá que pagar 100 cestas básicas, que deverão ajudar vítimas das enchentes no Rio.

Pelo lado do Madureira, comandado por Daniel Neri, muitas contratações foram realizadas. Caras conhecidas, como Rodrigão, ex-Santos, e Hugo Borges, ex-Vasco, chegaram ao time do subúrbio. A provável dupla de ataque se mostrou efetiva por onde atuou e chega com expectativa por parte da torcida.

BOTAFOGO X MADUREIRA

BOTAFOGO: Gatito Fernandez, Lucas Halter, Danilo Barbosa e Alexander Barboza; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Eduardo e Marçal; Victor Sá, Júnior Santos e Tiquinho Soares. Técnico: Tiago Nunes

MADUREIRA: Douglas, Sotá, Edeson, Marlon e Evandro; Matheus Lira, Wagninho e Fábio Matos; Borges, Antonio Carlos e Rodrigão. Técnico: Daniel neri

ESTÁDIO: Nilton Santos

HORÁRIO: 19 horas

ÁRBITRO: Alexandre de Jesus

ONDE ASSISTIR:  Bandsports e Goat (YouTube)