Esportes

Botafogo anuncia o banimento de torcedor após gestos racistas

A direção do Botafogo identificou o torcedor que fez gestos racistas contra a torcida do Palmeiras, na partida válida pelas oitavas de final da Libertadores

Foto: Vítor Silva/Botafogo

A direção do Botafogo identificou o torcedor que fez gestos racistas contra a torcida do Palmeiras, na partida válida pelas oitavas de final da Libertadores, na noite de quarta-feira (14).

O clube classificou o episódio de “vergonha” e anunciou que ele será banido do estádio Nilton Santos.

VEJA TAMBÉM:

> Torcedor do Botafogo faz gestos racistas em jogo contra o Palmeiras

> Jornal espanhol faz coro por Vinícius Júnior como Bola de Ouro

> Flamengo define a data de inauguração do seu estádio

BANIMENTO DO ESTÁDIO

Foto: Botafogo

“O ‘torcedor’ que não representa os milhões que constituem o Botafogo foi identificado na manhã desta quinta (15) e será banido do Estádio Nilton Santos. A vergonha que ocorreu na partida precisa ser exemplarmente punida, motivo pelo qual as autoridades policiais estão sendo informadas com todos os recursos disponíveis”, anunciou o Botafogo, nas redes sociais.

O Botafogo não revelou a identidade do torcedor, mas enfatizou que racismo é crime e que o clube não aceitará atos deste tipo no estádio que administra.

“Racismo é crime e um crime sem perdão. O Botafogo está comprometido em combater de forma ativa este mal e não medirá esforços para garantir que tais atos não tenham lugar no esporte e na sociedade como um todo. O futebol tem um papel muito importante na construção social e influencia a vida de muita gente. Que os outros Clubes e entidades esportivas sigam o mesmo caminho e que esta mensagem de conscientização surta efeito.”

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!

AÇÃO INDIVIDUAL DO TORCEDOR

Em vídeo que circula nas redes sociais, gravado pelo jornalista Tossiro Neto, é possível ver um homem na torcida do Botafogo fazendo gestos simulando um macaco. Ele também aponta para o braço, mostrando a própria pele.

O momento era de provocação entre as torcidas do Botafogo e do Palmeiras e apenas um indivíduo praticou o ato racista.

A partida, recheada de rivalidade por causa das brigas de bastidores entre os dirigentes Leila Pereira e John Textor, terminou com vitória por 2 a 1 para o Botafogo, com gols marcados por Luiz Henrique e Igor Jesus do lado alvinegro e por Maurício, do lado alviverde.

O jogo de volta está marcado para a próxima quarta-feira, dia 21, no Allianz Parque, e um empate classifica o Botafogo. Já o Palmeiras precisará vencer por um gol de diferença para levar a decisão aos pênaltis e por vantagem de dois gols para avançar direto às quartas de final.