Esportes

Botafogo iguala marca negativa de Flamengo, Palmeiras, Inter e Galo

Eliminado da Copa Intercontinental, Botafogo entra para a lista de times brasileiros que não conseguiram chegar à final do Mundial de Clubes da Fifa

Foto: Vítor Silva/Botafogo

Depois de fazer história ao conquistar a Libertadores e o Brasileirão no mesmo ano, feito alcançado anteriormente somente por dois outros clubes, o Botafogo igualou, nesta qaurta-feira (11), uma outra marca. Porém, negativa.

Com a derrota por 3 a 0 para o Pachuca, do México, o Fogão foi eliminado da Copa Intercontinental, ex-Mundial de Clubes da Fifa. Assim, o time se junta a Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Inter na lista dos times brasileiros que não chegaram à final da competição.

VEJA TAMBÉM:

> Quem ganhar a Copa Intercontinental é campeão mundial? Entenda

> Fifa anuncia as sedes das Copas do Mundo de 2030 e de 2034

> Flamengo define quem é o substituto ideal para Gabigol

BOTAFOGO ELIMINADO NO NOVO FORMATO

A eliminação do Botafogo acontece no novo formato da competição, que passou a se chamar Copa Intercontinental devido à criação do novo Mundial de Clubes, que ter´a 32 equipes e será disputado no meio de 2025 nos EUA.

A Copa Intercontinental será realizada todos os anos, mas a partir de agora o campeão da Libertadores estreia nas quartas de final, e não mais na semifinal, como era até o ano passado.

INTER FOI O PRIMEIRO A CAIR ANTES

O primeiro time brasileiro que não chegou à final do Mundial de Clubes neste formato de disputa foi o Internacional.

Campeão da Libertadores em 2010, o time colorado perdeu para o Mazembe, da República Democrática do Congo, por 2 a 0 na semifinal do Mundial de Clubes daquele ano. Na sequência, venceu o Seongnam, da Coreia do Sul, por 4 a 2 e foi terceiro colocado no torneio disputado em Abu Dhabi.

NEM RONALDINHO SALVOU O ATLÉTICO-MG 

Em 2013, o Atlético-MG fez uma temporada histórica, conquistando o título da Libertadores com Ronaldinho & Cia. No Mundial de Clubes, porém, o Galo perdeu  por 3 a 1 para o Raja Casablanca, do Marrocos, na semifinal do torneio.

Fora da decisão, o Atlético-MG venceu o Guangzhou Evergrande, da China, por 3 a 2 e ficou com a terceira colocação.

PALMEIRAS CAI ANTES EM 2020

O Palmeiras, em início do trabalho do técnico Abel Ferreira, foi o terceiro time brasileiro que não chegou a uma final do Mundial de Clubes no atual formato.

Foto: Reprodução/ Twitter

A edição de 2020 foi realizada em fevereiro de 2021, por causa da pandemia de Covid-19. O Palmeiras estreou na semifinal e perdeu para o Tigres, do México, por 1 a 0. Para piorar, o time empatou com Al-Ahly em 0 a 0 no tempo normal, na disputa do terceiro lugar, e perdeu nos pênaltis por 3 a 2.

FLAMENGO FORA DA FINAL EM 2022

O Flamengo também já deu o seu vexame no Mundial de Clubes. A edição referente a 2022 foi disputada em fevereiro de 2023 e o time rubro-negro estreou na semifinal contra o Al-Hilal, que ainda não tinha Neymar e outras grandes estrelas mundiais. E perdeu por 3 a 2, dando adeus ao sonho do seu segundo título mundial.

Foto: Reprodução/Twitter/Al Hilal

Na disputa de terceiro lugar, o Falmengo venceu o Al-Ahly, do Egito, por 4 a 2, com dois gols de Gabigol e dois de Pedro.