O Botafogo entrou em campo no clássico contra o Fluminense, na tarde deste domingo (3), no Maracanã, precisando de uma combinação de resultados para avançar às semifinais do Campeonato Carioca. O Fogão fez a parte dele ao vencer o clássico por 4 a 2, pela última rodada da Taça Guanabara.
Assim, chegou aos 20 pontos, assumiu a quarta e última vaga na semifinal e jogou a pressão para cima do Vasco, que começou a rodada em quarto lugar, com 19 pontos, e agora precisa vencer a Portuguesa, na noite deste domingo, para tomar o lugar do Fogão e se classificar.
>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Caso o Vasco empate ou perca para a Portuguesa, em São Januário, o Botafogo fica com a quarta vaga na semifinal e vai enfrentar o Flamengo no mata-mata.
Ao Vasco, resta vencer a Portuguesa. Neste caso, o time se classifica, elimina o Botafogo e aguarda também o resultado do jogo do já classificado Nova Iguaçu, que tem 21 pontos, contra o Volta Redonda para saber quem será seu adversário nas semifinais, disputadas em jogos de ida e volta.
LEIA TAMBÉM: Entrega a taça! Flamengo conquista a Taça Guanabara pela 24ª vez
Como foi o clássico
Ainda com Fabio Matias como treinador interino, o Botafogo poupou vários titulares, pensando no confronto de ida da terceira fase eliminatória da Libertadores na próxima quarta-feira, contra o Red Bull Bragantino, no Rio. Ainda assim, o time fez bonito e saiu de campo com esperanças de classificação.
O Fluminense, já classificado para as semifinais com antecedência, também entrou em campo com muitos reservas.
O primeiro gol saiu logo aos dois minutos, quando Raí cruzou para Marlon Freitas dominar bonito e chutar no canto do goleiro Felipe Alves. Aos 15, o time tricolor ficou reclamando de falta em Lima, enquanto Raí, na sequência da jogada, chutou de fora da área e fez 2 a 0. Felipe Alves ainda salvou outro chute de Marlon Freitas para evitar o terceiro gol.
Aos poucos, o Fluminense melhorou e diminuiu aos 25, com Lelê aproveitando indecisão da zaga do Botafogo e tocando na saída de Gatito. Lelê ainda teve outra oportunidade semelhante, mas errou o chute.
No segundo tempo, o clima esquentou entre os jogadores. O técnico Fernando Diniz fez mudanças e o time tricolor passou a jogar sem zagueiros de origem e empatou com John Kennedy cobrando pênalti de cavadinha. Na sequência, porém, André perdeu a bola de forma bisonha e cometeu pênalti em Kauê. O volante, improvisado na zaga, acabou expulso. Marlon Freitas cobrou e colocou o Botafogo novamente na liderança do placar. No fim do jogo, depois de vários momentos de confusão, o Botafogo ampliou com bonito gol de cabeça de Emerson Urso.
FLUMINENSE 2 x 4 BOTAFOGO
FLUMINENSE – Felipe Alves, Guga (Martinelli), Antônio Carlos (André), Marlon (Marquinhos) e Alexsander (Marcelo); Renato Augusto, Lima, Terans, Douglas Costa (Arias)
BOTAFOGO – Gatito Fernandez, Mateo Ponte, Lucas Halter Jefferson, Bastos, Marçal; Gregore, Marlon Freitas, Kauê (Yarlen), Diego Hernández (Hugo), Raí, Janderson
GOLS – Marlon Freitas, aos 2 do primeiro tempo; Raí, aos 14 minutos do primeiro tempo; Lelê, aos 24 do primeiro tempo; John Kennedy, aos 34 minutos do segundo tempo; Marlon Freitas, aos 41 do segundo tempo; Emerson Urso, aos 54 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – John Kennedy (Fluminense), Gregore (Botafogo), Marçal (Botafogo), Lucas Halter (Botafogo), Lelê (Fluminense), Mateo Ponte (Botafogo), Emerson Urso
CARTÕES VERMELHOS: André (Fluminense)
ÁRBITRO – Felipe Paludo
RENDA – Não divulgada
PÚBLICO – 21.492
Local – Estádio do Maracanã (Rio)