Família Falcão!

Boxeador capixaba Yuri Falcão conquista medalha de ouro na Copa do Mundo

Sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, Yuri foi um dos três brasileiros que conquistaram ouro na etapa do Brasil da Copa do Mundo de Boxe

Yuri Falcão é ouro na Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu
Yuri Falcão é ouro na Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu (Foto: Douglas Ragi/World Boxing)

O capixaba Yuri Falcão, sobrinho dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi Falcão, conquistou a medalha de ouro na primeira etapa da Copa do Mundo de Boxe, evento da World Boxing, realizado pela primeira vez no Brasil.

Dois dia depois de vencer o atual campeão olímpico da categoria 65kg, o uzbeque Asadkhuja Muydinkhujaev, Yuri dominou o indiano Abhinash Jamwal na final da categoria, na noite de sábado (5), em Foz do Iguaçu (PR).

Leia também:

Bicampeão! Rio Branco conquista o Capixabão em cima do Porto Vitória

O que disseram os heróis do 39º título estadual da história do Rio Branco

Veja imagens exclusivas do bicampeonato estadual do Rio Branco

Yuri é um dos três brasileiros medalhistas de ouro

O Brasil inscreveu 16 boxeadores na etapa de Foz do Iguaçu da Copa do Mundo. Foram três ouros, duas pratas e quatro bronzes no torneio que contou com 130 atletas, de 18 países.

Yuri Falcão levou o título nos 65kg. Luiz “Bolinha” Oliveira foi campeão dos 60kg e Jucielen Romeu garantiu o ouro do boxe feminino brasileiro ao vencer nos 57kg. 

Capixaba domina indiano na final da categoria

Yuri Falcão dominou o indiano Abhinash Jamwal na final, levando a melhor nos três rounds e vencendo por decisão unânime dos árbitros. 

Yuri Falcão no pódio da categoria 65kg na Copa do Mundo de Boxe em Foz do Iguaçu
Yuri Falcão no pódio na Copa do Mundo (Foto: Douglas Ragi/World Boxing)

“Estou muito feliz mesmo. Foi minha primeira competição internacional na nova categoria e sair vitorioso, sair campeão, não tem resultado melhor. É continuar o trabalho, porque é só o começo do ano, com fé em Deus vai vir muito ouro pra gente, para o Brasil”, comemorou o capixaba.

Yuri “The Chosen” Falcão tem 22 anos é sobrinho dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, medalhistas de prata e bronze, respectivamente, nas Olimpíadas de Londres-2012. Ele foi bronze nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023. Agora, tem como foco principal estar nas Olimpíadas de Los Angeles-2028.

“Este ano eu voltei com outra cabeça para a seleção brasileira de boxe, é um passo de cada vez para gente chegar no objetivo mais desejado, que é Los Angeles 2028”, projetou Yuri. 

A Copa do Mundo de Foz do Iguaçu foi a primeira de três etapas do circuito da World Boxing de 2025. A Índia e o Cazaquistão receberão as próximas etapas que contarão pontos para o ranking mundial classificatório para o último desafio do ano, a World Boing Cup Finals, que reúne os melhores colocados. 

Em setembro, Liverpool recebe os melhores boxeadores do mundo para o Campeonato Mundial, que é o grande objetivo da seleção brasileira nesta temporada.