Esportes

Brasil leva time jovem para Sul-Americano de Basquete

São Paulo – A seleção brasileira masculina de basquete foi convocada nesta sexta-feira para a disputa do Campeonato Sul-Americano, que será disputado entre 24 e 28 de julho, na Isla Margarita, na Venezuela. O Brasil não vai disputar a competição com o grupo principal, que estará em preparação para o Mundial da Espanha. Por isso, optou por levar um time jovem, com média de idade de 25 anos.

Nem mesmo o técnico Ruben Magnano irá para a competição na Venezuela, porque começará a treinar a seleção principal no dia 20 de julho, já de olho no Mundial da Espanha, que acontecerá de 30 de agosto a 14 de setembro. Mas ele definiu a convocação para o Sul-Americano junto com seu auxiliar José Neto, que terá a incumbência de comandar o time nessa disputa – o Brasil caiu no Grupo A, junto com Paraguai, Equador e Argentina (Chile, Peru, Uruguai e Venezuela estão na outra chave).

“Essa lista foi feita por mim e pelo Ruben com base nas observações da última temporada. É um grupo com experiência em seleção brasileira e com bagagem em competições internacionais. Vamos ter um tempo de treinamento necessário para deixar a equipe em condições de disputar o Sul-Americano. A competição é curta, apenas cinco dias, com três jogos classificatórios e depois duas partidas decisivas”, comentou José Neto, ressaltando que o próprio Magnano fará observações no Sul-Americano para poder aproveitar alguns jogadores na seleção principal que vai ao Mundial.

Entre os 16 convocados, estão alguns jogadores já com passagem de destaque pela seleção brasileira, como o armador Raulzinho, o ala Vitor Benite, o ala/pivô Augusto Lima e o pivô Rafael Hettsheimeir. Eles a apresentam no dia 29 de junho, em São Paulo, quando começa a preparação para o Sul-Americano, competição que três vagas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto e quatro no Torneio Pré-Olímpico das Américas, ambos programados para acontecer no ano que vem.

Confira a lista de convocados:

George Frederico Torres Homem Chaia (Gegê) – Armador – Flamengo (RJ)

Rafael Freire Luz – Armador – Rio Natura Monbus (Espanha)

Raul Togni Neto – Armador – Gipuzkoa Lagun Aro (Espanha)

Ricardo Fischer – Armador – Bauru (SP)

Vitor Alves Benite – Ala/Armador – Flamengo (RJ)

Arthur Luiz Belchior Silva – Ala – Brasília (DF)

Leonardo Simões Meindl – Ala – Franca (SP)

Carlos Alexandre do Nascimento (Olivinha) – Ala/Pivô – Flamengo (RJ)

Henrique Macia Alves da Cruz (Pilar) – Ala/Pivô – Paulistano (SP)

Jefferson William Rodrigues Antonio – Ala/Pivô – São José (SP)

Jhonatan Luz dos Santos – Ala/Pivô – Franca (SP)

Augusto Cesar de Lima Brito – Pivô – Murcia (Espanha)

Cristiano Silva Felício – Pivô – Flamengo (RJ)

Lucas Fernandes Mariano – Pivô – Franca (SP)

Rafael Ferreira de Souza – Pivô – Pinheiros (SP)

Rafael Hettsheimeir – Pivô – Unicaja Málaga (Espanha)