A seleção brasileira masculina de basquete foi derrotada pela Alemanha por 86 a 73 na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 Com duas derrotas em dois jogos, o Brasil vai decidir a classificação para a próxima fase apenas na última partida do Grupo B, contra o Japão, na sexta-feira (2), às 6 horas.
Alemanha e França, que bateu os japoneses também nesta terça-feira, já estão classificados dentro da chave. O formato da competição olímpica reserva vagas na fase eliminatória também para os dois melhores terceiros colocados.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Entre no nosso canal do Telegram!
O alemão Dennis Schroder, astro do Brooklin Nets na NBA e ex-parceiro de LeBron James no Los Angeles Lakers, foi o cestinha da partida, com 20 pontos. Pelo lado do Brasil, quem mais pontuou foi Yago Santos, com 18.
O capixaba Didi Louzada, que na estreia contra a França jogou somente 16 segundos, desta vez não entrou em quadra.
COMO FOI O JOGO
A forma que a partida começou indicava para um domínio alemão. Com muitos erros ofensivos e pouco efetivo na defesa, o Brasil mostrava limitações de movimentação e não ficou à frente do placar em nenhum momento do primeiro quarto. Assim, Schroder e seus companheiros tiveram bastante facilidade para construir a boa vantagem de 24 a 10 no primeiro quarto.
Depois do começo muito ruim, a seleção brasileira mostrou grande evolução no segundo período, apresentando um jogo mais intenso. A parceria entre Yago e Bruno Caboclo conseguiu colocar a equipe em nova rotação para tirar a diferença larga aos poucos. O Brasil chegou conseguir a virada, mas o período terminou empatado por 40 a 40.
O terceiro quarto já foi de mais oscilação para a seleção de Alexandar Petrovic. Liderada por Schroder, a Alemanha voltou a abrir vantagem aproveitando-se de momentos de falta de organização defensiva brasileira.
Houve esperança de buscar ao menos o empate quando o placar marcava 51 a 44 para os alemães e Leo Mendl acertou uma bola de três, além de ter sofrido falta no lance. O lance acabou rendendo cinco pontos, já que Mendl errou o arremesso de bonificação, mas Lucas Dias fez no rebote, diminuindo a diferença no placar para 51 a 49.
A reação, contudo, parou por aí e o período acabou com vantagem de 60 a 51 para os europeus. No último quarto, o Brasil foi bem menos competitivo do que nos dois períodos anteriores e acabou derrotado por 86 a 73.
VEJA TAMBÉM: Rebeca brilha e Brasil leva bronze na ginástica feminina por equipes