Na estreia do técnico Claudio Tencati, o Brasil, de Pelotas (RS), quebrou uma série de quatro jogos sem vitória ao bater em casa o vice-líder Cuiabá por 3 a 0, neste sábado, no estádio Bento Freitas, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O time do Mato Grosso perdeu grande oportunidade de se aproximar da líder Chapecoense.
Com o resultado, o Brasil-RS alcançou os 25 pontos e se distanciou da zona de rebaixamento. O Cuiabá, por outro lado, ficou com 36, ainda dentro do G-4. O time do Centro-Oeste volta a focar na Copa do Brasil, onde está pela primeira vez nas quartas de final, contra o Grêmio.
Os times iniciaram de forma tímida. Com um olho na Copa do Brasil e outro na Série B, o Cuiabá pareceu desconcentrado e criou pouco. Aos cinco minutos, Hernández achou Felipe Ferreira em boa condição. O meia chutou e parou na defesa de Rafael Martins. E foi só. O Brasil-RS cresceu e acabou sendo superior.
O time gaúcho também foi mais eficaz e abriu o marcador aos 29 minutos. Dellatorre puxou contra-ataque e cruzou para Matheus Oliveira, que bateu de chapa para fazer 1 a 0. O segundo saiu logo na sequência. Aos 34, Danilo Gomes fez o que quis na defesa adversária e chutou. João Carlos defendeu, mas largou nos pés de Dellatorre, que tocou para o fundo das redes.
O Cuiabá sofreu um “apagão” no fim. O time visitante não conseguiu jogar e foi dominado pelo Brasil-RS, que poderia ter feito um placar ainda mais elástico, devido às chances desperdiçadas por Dellatorre e Danilo Gomes.
No segundo tempo, o técnico Marcelo Chamusca tentou dar um “chacoalhão” na equipe visitante e foi logo fazendo duas substituições, mas não deu resultado. Em vantagem, o Brasil-RS foi administrando e se aventurando bem menos no ataque. O time gaúcho ainda foi mais perigoso. Em chute de Sousa, o goleiro João Carlos defendeu em dois tempos.
A partida ganhou emoção no fim. Enquanto o Cuiabá encontrou dificuldade para fazer a infiltração e toda tentativa de longe ficou na zaga, o Brasil-RS fez mais um. Aos 42 minutos, Alex Ruan rolou para trás e viu Bruno José acertar um bonito chute para dar números finais ao duelo.
Na próxima rodada, o Brasil-RS enfrenta a Ponte Preta na sexta-feira, às 16 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). No sábado, às 21h30, o Cuiabá recebe o América-MG na Arena Pantanal, em Cuiabá.
FICHA TÉCNICA
BRASIL-RS 3 x 0 CUIABÁ
BRASIL-RS – Rafael Martins; Felipe Albuquerque, Nuno, Héverton e Alex Ruan; Sousa, Bruno Matias e Matheus Oliveira (Luis Felipe); Bruno José, Dellatorre (Gabriel Poveda) e Danilo Gomes (Wellington Simião). Técnico: Claudio Tencati.
CUIABÁ – João Carlos; Lucas Ramon, Léo, Luiz Gustavo e Lucas Hernández; Auremir (Jenison), Jean Patrick (Matheus Barbosa), Felipe Ferreira (Maxwell) e Diego Jardel (Elvis); Marcinho (Willians Santana) e Elton. Técnico: Marcelo Chamusca.
GOLS – Matheus Oliveira, aos 29, e Dellatorre, aos 34 minutos do primeiro tempo; Bruno José, aos 42 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS – Nuno (Brasil-RS); Elton (Cuiabá).
ÁRBITRO – Douglas Marques das Flores (SP).
RENDA E PÚBLICO – Jogo com portões fechados.
LOCAL – Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS).