Rio –
A seleção brasileira feminina de rúgbi sevens conquistou, neste domingo, a primeira vitória do País na modalidade em Jogos Olímpicos. Pela terceira e última rodada da fase de grupos, o Brasil venceu o Japão por 26 a 10, na única partida da chave em que era mesmo possível ganhar. Mesmo assim, deu adeus à competição. Daqui para frente, disputará só o Torneio de Consolação, que define do nono ao 12.º lugares.
No sábado, o time havia levado de 29 a 3 da Grã-Bretanha e de 38 a 0 do Canadá. Por isso, chegou à partida decisiva deste domingo com um saldo de pontos negativo em 64. Avançam às oitavas de final os dois melhores dos terceiros colocados. A meta era tentar superar a Espanha, terceira no Grupo B, que ficou com saldo -34. Para isso, era necessário vencer o Japão por 30 pontos de diferença.
“A gente queria ganhar esse jogo, mas dependia do resultado das outras chaves. Nosso objetivo de ter ganhado delas (as japonesas) a gente cumpriu”, festejou a brasileira Edna Santini. “A gente está aí chegando. Se não deu Top 8, que dê Top 9”, continuou. O Torneio de Consolação começa ainda neste domingo.
A frustração maior foi não ter conseguido equilibrar o jogo contra a Grã-Bretanha, no sábado. O jogo foi para o intervalo com 7 a 3 para as britânicas, que passearam nos 10 minutos finais. “A gente sabia que tinha uma chance de ganhar. Já o Canadá é candidato a medalha. Essa era a chave mais difícil”, lamentou Edna.
Apesar da eliminação, a torcida brasileira que compareceu em bom número ao Estádio de Deodoro festejou bastante a vitória do time da casa. Fez “ola” e comandou o tradicional “sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. O destaque da partida foi Beatriz Muhlbauer, que anotou dois trys. Ela já havia feito os únicos pontos do Brasil contra a Grã-Bretanha.