Esportes

Brasil x Nigéria: torcedor capixaba conta sua história com a Seleção

No grande jogo desta quinta, no Estádio Kleber Andrade, um fiel torcedor da seleção brasileira não poderia ficar de fora. Trata-se do empresário capixaba Edevaldo Favato, o "Valdinho"

Capixaba representando o Espírito Santo em jogo do Brasil no Maracanã Fotos: Arquivo Pessoal ​

Brasil e Nigéria se enfrentam nesta quinta-feira (24), às 19 horas, no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica. Será o primeiro amistoso do calendário oficial de partidas internacionais da FIFA. O segundo será contra a África do Sul, em Maceió, no domingo (27). 

No grande jogo desta quinta, um fiel torcedor da seleção brasileira não poderia ficar de fora. Trata-se do empresário capixaba Edevaldo Favato, o “Valdinho”. Apaixonado pela seleção brasileira desde a Copa de 94 – ano em que o Brasil se sagrou tetra-campeão mundial – Valdinho assistiu a seleção no estádio pela primeira vez em 1999, no Paraguai. Na oportunidade, a amarelinha foi campeã da Copa América, vencendo o Uruguai por 3 a 0, com dois gols de Rivaldo e um de Ronaldo.

Pela Copa do Mundo, o capixaba revela que a primeira partida que acompanhou foi a vitória do Brasil sobre o Japão por 4 a 1, em 2006, e a última foi a derrota da seleção brasileira para a Holanda por 3 a 0, na decisão do terceiro lugar, em 2014. “De lá pra cá, completei 30 partidas em copas do mundo”, diz.

Ele também explica qual foi a partida que mais marcante.

Valdinho com amigos em alguns jogos da Copa do Mundo de 2014 ​

“Não consigo recordar todas as partidas que fui, mas lembro que a mais marcante foi entre Uruguai e Gana na copa de 2010. No jogo, o atacante uruguaio Suárez defendeu a bola com a mão dentro da área e foi assinalado pênalti nos últimos minutos. Porém, o jogador ganês desperdiçou a cobrança. O jogo foi para os pênaltis e definido pela cavadinha do Loco Abreu. Essa foi eleita a melhor partida da Copa e eu estava no estádio. Foi no mesmo dia do jogo em que o Brasil perdeu pra Holanda por 2 a 1, inclusive, por culpa do Felipe Melo [risos]” corneta o capixaba.

Valdinho fala que quando começou a se apaixonar por futebol, tudo o que ele ganhava relacionado ao esporte o deixava muito feliz. Foi então que as pessoas próximas a ele começaram presenteá-lo com camisas. “Sempre que podia, eu comprava algumas camisas em leilões também, e com isso, consegui juntar um belo acervo, inclusive, com peças bem antigas”, explica.

Para o jogo da Seleção Olímpica no Kleber Andrade o empresário se diz muito animado. “O capixaba tem que voltar a ter o hábito de ir ao estádio para prestigiar as partidas locais. Este jogo, em específico, me motiva pelo fato de acreditar que podemos ganhar o ouro olímpico em casa. Espero que o público capixaba possa fazer uma bela festa e que o Brasil venha mais vezes aqui”, finaliza.

Você que tem interesse em acompanhar o jogo entre Brasil e Nigéria desta quinta feira, ainda dá tempo. Veja onde conseguir os ingressos:

Pontos de venda:

Pela internet: www.meubilhete.com

Lojas Ademar Cunha
– Campo Grande (Cariacica) – Av Expedito Garcia 159 – Fone: 3336-5016
– Laranjeiras (Serra) – Av Segunda Avenida, 24 – Fone: 3366-3611 / 3362-0434 ou 99887-5906

Lojas Centauro
– Shopping Mestre Álvaro – 3203-8080

Lojas Los Sports
– Shopping Boulevard Vila Velha – Fone: 99789-8765 ou 99636-4238

Lojas Ranking Sports
– Shopping Vitoria– 3335-1371
– Shopping Vila Velha – 3533-2188
– Rua Aleixo Neto, 555 – Praia do Canto – 3038-0500 ou 0501

Valores – Lote único
– Inteira: R$ 80,00
– Meia: R$ 40,00

Informações:
– A meia-entrada será cumprida conforme a legislação vigente e abrange estudantes, idosos a partir dos 60 anos, doadores regulares de sangue e deficientes físicos, mediante a apresentação de carteira.
– Não haverá gratuidade.