Esportes

Brasileirão terá Troféu Roberto Dinamite e aumento de estrangeiros

CBF anunciou que o artilheiro do Brasileirão vai receber o Troféu Roberto Dinamite; campeonato também terá mudança no número de estrangeiros por partida

Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama
Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama
Foto: Daniel Ramalho/Vasco da Gama
Roberto Dinamite na época da inauguração da estátua em sua homenagem em São Januário

O Brasileirão deste ano começa no dia 13 de abril e terá algumas mudanças importantes, além de homenagens a ídolos do passado. Uma delas é a premiação ao artilheiro do campeonato, que passará a receber o Troféu Roberto Dinamite, em homenagem ao maior artilheiro da história da competição.

As novidades foram anunciadas em reunião nesta terça-feira (5) na sede da CBF, no Rio, com os representantes dos 20 clubes da elite.

>> Quer receber mais notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com 190 gols no Brasileiro, Roberto Dinamite morreu em janeiro do ano passado, aos 68 anos, vítima de câncer no intestino.

“O Roberto Dinamite é uma das maiores lendas do futebol mundial. Ele conseguiu um feito fantástico ao se sagrar o maior artilheiro de todos os tempos do Campeonato Brasileiro. Por tudo isso, nada mais justo que eternizar esse recorde dando o nome deste craque ao troféu do artilheiro da competição”, justificou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Filho do homenageado, Rodrigo Dinamite participou da reunião e agradeceu a criação do prêmio: “Fico muito feliz com essa homenagem ao meu pai. Obrigado por manterem o legado do meu pai. Me sinto muito grato”. 

Repetindo o que já deu certo em 2023, o Brasileirão será paralisado durante os períodos de Data Fifa. Além dos jogos não serem realizados durante as partidas da seleção brasileira, os times que tiverem convocados terão um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim do período e suas partidas. Essa foi uma reivindicação dos clubes atendida pela CBF.

VAR MAIS CLARO E NOVE ESTRANGEIROS

Foto: Staff Images/CBF
A árbitra Debora Correia na Supercopa

A CBF revelou, ainda, que os árbitros vão explicar as decisões revisadas pelo VAR ao público nos jogos do Brasileirão, em anúncios feitos pelo microfone que já usam. A Fifa autorizou a medida à Comissão de Arbitragem da CBF.

A novidade foi testada recentemente na final da Supercopa Feminina 2024. Em fevereiro, a pernambucana Deborah Cecília Cruz Correia anunciou para os torcedores que anulara o gol do Cruzeiro marcado irregularmente por Byanca Brasil. O VAR recomendou que a árbitra revisasse a jogada. Pelo replay, ela assinalou toque no braço da jogadora cruzeirense, invalidou o gol e fez o anúncio para o público.

Outra mudança importante é em relação ao número de estrangeiros por clube em cada partida. O Brasileirão tinha um limite de cinco estrangeiros por clube. Em 2023, esse número aumentou para sete e agora, em 2024, serão até nove inscritos por partida.

LEIA TAMBÉM: Veja contra quem o seu time estreia no Brasileirão