Atual vice-campeão estadual e campeão da Copa Espírito Santo, o Vitória estreou na temporada 2023 com o pé direito. No clássico contra a Desportiva, o Alvianil de Bento Ferreira contou com o goleiro Alan Camilatto inspirado e um ataque cirúrgico para derrotar o rival por 2 a 0 neste sábado (21), no Salvador Costa, pela 1ª rodada do Capixabão.
O time da casa começou sentindo o ritmo do retorno aos gramados oficialmente, mas aos poucos foi entrando no jogo. A Tiva, por sua vez, pouco ameaçava o gol de Camilatto. Até que, aos 34 minutos, em cobrança de escanteio curta, Dodô cruzou na medida para Carlinhos de cabeça abrir o placar para o Vitória.
O gol acordou a Locomotiva Grená, que passou a frequentar mais o campo de ataque. Até que nos acréscimos do primeiro tempo, Camilatto derrubou Walbinho na área e o árbitro marcou pênalti. Mas na cobrança, o próprio camisa 10 da Desportiva parou no goleiro alvianil, que defendeu a penalidade e o rebote para evitar o empate.
Na etapa final, o Vitória conseguiu retomar as rédeas da partida. O time da casa controlou a partida enquanto a Desportiva só conseguia ameaçar em alguns contra-ataques. Porém, já nos minutos finais, o lateral Theo jogou contra o próprio patrimônio e marcou contra.
Classificação
Com o resultado positivo, o Vitória assume a vice-liderança do Capixabão 2023 com três pontos e dois gols de saldo, a frente de Porto Vitória e Serra (que tem um) e atrás apenas do Real Noroeste (com quatro). Já a Desportiva ocupa por enquanto a vice-lanterna do campeonato sem somar pontos, a frente do Atlético Itapemirim no saldo de gols (-2 a -4).
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo na próxima semana pelo Capixabão 2023. Na quarta-feira (25) o Vitória encara o Porto Vitória no confronto da capital, às 20 horas, no Kleber Andrade, em Cariacica. Por outro lado, a Desportiva volta a jogar no domingo (29), contra o Atlético Itapemirim, às 10 horas, no Engenheiro Araripe.