Esportes

Campeonato de canoa havaiana e canoagem oceânica reúne os melhores do Brasil em Vitória

A primeira largada do sábado, às 8 horas, será do Open Feminino, que reúne as atletas de ponta no esporte. O Open Masculino larga às 10 horas

Haverá também disputas com percursos de 10 km e 12 km para times juniores (até 19 anos), másters (40 anos ou mais), super másters (50 anos ou mais) e interbase, que mistura estreantes e atletas mais experientes Foto: Diego Alves

Vitória se prepara para receber neste sábado e domingo o Capixaba Va’a Race, primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Havaiana (Va’a V6) e a 3ª etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica (surfski). O evento, com percursos de até 20 km, vai reunir os principais atletas da canoagem oceânica e os mais importantes times do va’a do Brasil.

No sábado, entram na água os times na V6, que são canoas de seis remadores. A primeira largada, às 8 horas, será do Open Feminino, que reúne as atletas de ponta no esporte. O Open Masculino larga às 10 horas. O percurso desses atletas é de 20 quilômetros, com saída e chegada na praia de Camburi, indo até a Ilha dos Pacotes, em Vila Velha.

Haverá também disputas com percursos de 10 km e 12 km para times juniores (até 19 anos), másters (40 anos ou mais), super másters (50 anos ou mais) e interbase, que mistura estreantes e atletas mais experientes.

No domingo é a vez da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, com caiaques longos, estreitos e leves, chamados de surfskis, muito eficazes para remar em grandes ondulações em alto mar. O percurso também é de 20 km, de Vitória à Ilha dos Pacotes, em Vila Velha. Entram na água também as OC1 e OC2, canoas havaianas de um e dois remadores, valendo para o Campeonato Capixaba.

A Associação Capixaba de Kayak e Canoa (ACKC), órgão oficial de representação da canoagem capixaba junto à Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), conseguiu trazer o campeonato para Vitória em função do crescimento do esporte no Estado.

Segundo Thassia Marques, da ACKC, a canoagem capixaba vem ganhando projeção, com vários atletas e times se destacando em provas nacionais e até internacionais, o que justifica a realização de uma etapa do brasileiro no Estado.

“No ano passado realizamos o campeonato estadual na Curva da Jurema, com grande número de inscritos. Vamos para o segundo ano do Capixaba Va’a Race, agora uma etapa do brasileiro, com aval da CBCa, e acreditamos que essa visibilidade vai incentivar ainda mais o esporte no Estado”, disse Thassia.

SERVIÇO:
Capixaba Va’a Race – 1ª Etapa do Circuito Brasileiro de Va’a V6 e 3ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica (surfski)
Data: 09 a 10 de julho de 2016
Local: Praia de Camburi – Vitória/ES, ao lado do píer de Iemanjá
Organização e Realização: Associação Capixaba de Kayak e Canoa – ACKC
Supervisão: Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Sábado, 9 de julho
– 8 horas: largada V6 Open Feminino 20 km e largada V6 Junior Feminino e Masculino 10 km
– 10 horas: largada V6 Open Masculino 20 km e largada V6 Super Máster Feminino 12 km
– 12 horas: largada V6 Máster Feminino 12 km e largada V6 Super Máster Masculino 12 km 
– 13h30: largada V6 Máster Masculino 12 km e largada V6 Interbase Feminino 12 km
– 15 horas: largada V6 Interbase Masculino 12 km
– 16h30: premiação do Circuito Brasileiro de Va’a/encerramento do dia

Domingo, 10 de julho 
– 8 horas: largada V1 e V1R Feminino e Masculino Sênior 10 km
– 10 horas: largada Canoagem Oceânica SS Fem/Masc Sênior 20 km 
– 11 horas: largada V2R Fem/Masc Sênior 10 km 
– 13 horas: premiação do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica. Encerramento do evento