O verão segue movimentando a Grande Vitória. Embora o tempo ainda esteja instável, com dias fechados e as vezes com chuva, o capixaba poderá aproveitar a estação mais esperada do ano para curtir as atrações na Arena de Verão 2023, montada na praia de Camburi, na capital Vitória.
Além de atrações culturais imperdíveis nas próximas semanas, a Arena contará com muitos eventos esportivos que começam a partir desta sexta-feira (06) e seguem durante todo o mês de janeiro.
Quer receber nossas notícias de entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Para abrir os trabalhos, acontece a 1ª Etapa do Estadual de Vôlei de Praia com a fase classificatória. A bola sobe a partir das 18 horas desta sexta-feira e os jogos seguem durante todo o final de semana. No sábado e domingo (07 e 08) a partir das 8 horas.
Além dos jogos válidos pelo torneio, haverá também uma partida de exibição no domingo (08), antes das finais, e será entre a dupla nacional Symon e Vinícius contra Fernando e Benhur.
LEIA TAMBÉM: Mais de 20 shows e atividades esportivas a partir desta sexta na Praia de Camburi
E não para por aí. Outras atrações que também vão agitar a Arena de Verão 2023 na semana que vem. A partir da segunda-feira (09) começa as emoções da Copa Vitória de Futebol de Areia. Serão 18 equipes no total, sendo 12 equipes masculinas e 6 equipes femininas, de vários bairros e comunidades da capital. O torneio vai até o dia 26 de janeiro.
Outro campeonato que promete parar a praia de Camburi é o Campeonato Estadual de Altinha, que já se tornou febre em todo o país. A edição da “Altinha das Comunidades” conta com atletas do masculino e feminino se enfrentando em formato direto, com quartetos se enfrentando entre si.
Além disso, tem muito mais campeonatos com beach tennis, circuito funcional e ginástica aeróbica, Festival de Skin Board e muito mais.
Confira a programação completa da Arena de Verão 2023
1ª Etapa do Estadual de Vôlei de Praia e Jogo de Exibição – dias 06, 07 e 08/01
A primeira etapa do estadual de vôlei de praia vai acontecer na arena, com a fase classificatória começando na sexta-feira (06) e as finais do domingo (08). Na sexta (06) os jogos começam às 18h, e no sábado e domingo (07 e 08) a partir das 8 horas.
O jogo de exibição acontece também no domingo, antes das finais, e será entre a dupla nacional Symon e Vinícius contra Fernando e Benhur.
Copa Vitória de Futebol de Areia – de 09 a 26/01
Realizado há mais de 30 anos, a Copa Vitória de Futebol de Areia seleciona os atletas que representarão a seleção de Vitória no campeonato estadual. Serão 18 equipes no total, sendo 12 equipes masculinas e 6 equipes femininas, de vários bairros e comunidades da capital.
A estimativa é que mais de 300 atletas participem da competição, que vai contar com medalhas e troféus para os vencedores.
A competição é tradicionalíssima e envolve moradores e famílias de bairros como Praia do Suá, Bairro da Penha, São Pedro, Jardim Camburi, Jesus de Nazaré, Piedade, Santo Antônio, Gurigica, Santa Lúcia e Ilha do Príncipe, entre outros.
Circuito Funcional e Ginástica Aeróbica – a partir de 12/01
A atividade física não para nos dias da Arena de Verão 2023. Haverá Circuito Funcional e Ginástica Aeróbica de segunda-feira a sexta-feira, das 17 horas às 18h50. A faixa etária do público é a partir de 15 anos. Todas as atividades são monitoradas e acompanhadas por profissionais especializados da Secretaria de Esportes e Lazer.
2ª Etapa da Copa FET de Beach Tennis – 14 e 15/01
As areias da Arena serão palco do campeonato estadual de Beach Tennis, organizado pela Federação de Tênis do ES. Dezenas de duplas irão se enfrentar em diversas categorias no masculino e feminino. O torneio vale pontos para o ranking estadual e promete ser uma das etapas mais disputadas do ano.
Campeonato Estadual de Altinha e Festival de Skin Board – dia 21/01
Uma das modalidades que virou febre no Brasil na última década, principalmente nas praias e balneários de norte a sul do país, a altinha integra a programação da arena com o campeonato “Altinha das Comunidades”, válido como etapa do estadual. Atletas do masculino e feminino se enfrentarão em formato direto, com quartetos se enfrentando entre si.
Em paralelo à altinha, o público também poderá conferir o Festival de Skin Board, que vai reunir diversos atletas que são destaque da modalidade. O esporte consiste em jogar uma prancha da areia para o mar e pular em cima dela para, então, surfar a onda. No skimboard, o público vai conferir uma mistura de várias outras modalidades como o surf, skateboard ou snowboard.
Desafio 3 x 3 de Basquete na Praia – 22/01
Em um formato inédito no Estado, com os jogos sendo realizados pela primeira vez dentro das quadras de areia, a Arena de Verão será sede do 1º Desafio 3 x 3 de Basquete na Praia. Quem comanda a competição é a estrela do basquete capixaba, Casé, nome de peso do basquete 3×3 e de quadra.
O gigante de 2,03m, que é figurinha carimbada nas quadras de Vitória, onde também atende centenas de crianças carentes, é atleta da seleção brasileira máster, campeão Pan-Americano e Mundial de 3×3, entre outros vários títulos. O desafio acontece pela manhã e vai envolver amigos do Casé, atletas convidados e familiares.
Vôlei Adaptado – 06/01
O vôlei adaptado é uma das modalidades mais queridas por adultos e idosos, e pode ser caracterizado como uma vertente “mais leve” do jogo de vôlei tradicional. Haverá partidas de exibição nas categorias masculino e feminino com equipes formadas por alunas e alunos dos Núcleos Esportivos da Semesp.
Elas por Elas – Campeonato Brasileiro Feminino de Futevôlei – 28 e 29/01
O Circuito Elas por Elas, válido como etapa do campeonato brasileiro da modalidade, aterrissa em Vitória para fechar o último final de semana da Arena de Verão.
Atletas do Paraná e de outras partes do país se reúnem para dois dias de disputas. Os jogos acontecerão pela manhã e à tarde, prometendo um show de futevôlei para o público que comparecer ao espaço.
Beach Tennis Inclusivo – 27/01
Pessoas com deficiências amantes do esporte terão a chance de praticar uma das modalidades que mais ganhou força em praias e quadras nos últimos anos: o beach tennis. Um aulão inclusivo será realizado na arena para pessoas com deficiência, além de jogos entre equipes. A participação é aberta a todas as idades.