Esportes

Candidata a sede da Copa do Mundo Sub-17, Cariacica terá decisão oficial até o fim de julho

Informação é do secretário estadual de Esportes, Júnior Abreu, que aguarda o desfecho

Foto: Breno Ribeiro

Cariacica está perto de ser oficializada como uma das sedes da Copa do Mundo Sub-17, que vai acontecer no Brasil entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro. Segundo o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, a decisão oficial deve acontecer até o fim de julho.

“A cidade de Cariacica, onde fica o estádio, será apresentada ao mundo. É de uma importância muito grande. Estamos nos esforçando para conseguir a confirmação nos próximos 60 dias. O pessoal adorou o gramado, que tem uma drenagem impecável”, afirmou o secretário.

Maior praça esportiva do Espírito Santo, o local já recebeu a seleção sub-23 em amistosos, além de servir como base de treinos para Camarões durante a primeira fase do Mundial de 2014.

Disputado desde 1985, a Copa do Mundo Sub-17 foi realizada pela primeira vez na China. O Brasil, segundo maior vencedor do torneio com três títulos, venceu em 1997 (Egito), 1999 (Nova Zelândia) e 2003 (Finlândia). E foi na primeira conquista que Ronaldinho Gaúcho mostrou seu bom futebol, vestindo a camisa 10 da seleção brasileira da categoria.

Na rota das possíveis sedes do Mundial Sub-17, o Kleber Andrade pode ter revelações do futebol mundial mostrando seus valores. “Para chegar ao futebol profissional, precisa passar pela base”, disse Júnior Abreu.

Foto: Comunicação / Flamengo
Reinier, do Flamengo, é a estrela da seleção brasileira sub-17 atualmente

A seleção brasileira da categoria, atualmente, conta com o talento do meia Reinier. O garoto do Flamengo completou 17 anos no dia 19 de janeiro e já tem valor estipulado em cerca de R$ 311 milhões.

Em 2017, na Índia, o Brasil terminou em terceiro lugar na competição. Foi eliminado na semifinal em duelo com a Inglaterra, na derrota por 3 a 1.

Destaques da competição

No mesmo time que venceu a Copa do Mundo Sub-17 pela primeira vez com a seleção brasileira, estava o goleiro Fábio, ídolo do Cruzeiro. Na época, ele defendia o União Bandeirante, do Paraná. No título de 1999, quem comandava o ataque eram os ex-atacantes do Flamengo, Adriano “Imperador”, e Souza “Caveirão”. O goleiro Diego Cavalieri, ex-Palmeiras e Liverpool, atualmente no Botafogo, também fez parte dessa equipe.

Em 2003, a seleção brasileira foi tricampeã com o meia Ederson e o goleiro Marcelo Lomba, ambos ex-Flamengo, além de Arouca, ex-Fluminense, Santos e Palmeiras. A Espanha, vice-campeã, na época, tinha Cesc Fabregas, que foi eleito bola de ouro. Atualmente, o jogador que tem passagens por Arsenal, Barcelona e Chelsea, veste a camisa do Monaco.