Esportes

Capixaba assume CBF e convoca eleições para lugar na Vice-presidência da entidade

Também deputado federal pelo Estado, integrante da chamada Bancada da Bola, toda a carreira de Marcus Vicente foi construída entre futebol e política

Aos 61 anos, o deputado federal foi nomeado o novo presidente da CBF em um momento bastante delicado para a entidade Foto: Divulgação

Depois de assumir a Presidência da Confederação Brasileira de Futebol no lugar de Marco Polo Del Nero, que foi licenciado da CBF depois de ser indiciado pela justiça americana, Marcus Vicente convocou, nesta sexta-feira (04), eleições para a vaga de vice-presidente da entidade, que ele ocupava antes de ascender à Presidência. O pleito ocorrerá no dia 16 de dezembro.

Aos 61 anos, o deputado federal foi nomeado o novo presidente da CBF em um momento bastante delicado para a entidade. Antes, ocupava o cargo de vice-presidente regional da entidade desde abril de 2014, quando Del Nero foi eleito presidente, mas atuou por 21anos como presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo.

Também deputado federal pelo Estado, integrante da chamada Bancada da Bola, toda a carreira de Marcus Vicente foi construída entre futebol e política: está em seu quinto mandato como parlamentar e teve parte da campanha financiada pela CBF. Marcus também já apareceu como protagonista de várias polêmicas. A mais recente envolveu a Desportiva Ferroviária, tradicional clube capixaba.

Segundo circulou, o deputado teria supostamente intermediado um acordo entre a CBF e a Tiva, que tratava da desistência de uma ação milionária por parte do clube. O acordo, entretanto, foi considerado inválido pelo Tribunal de Justiça do ES devido a irregularidades. 

Vicente também foi investigado na CPI que apurou contratos entre a Confederação e a Nike, empresa de material esportivo que patrocina a seleção brasileira, em 2001. Outro processo apontou má gestão na Fes quando o deputado estava à frente. Entre outras irregularidades, foi identificado o não recolhimento de impostos.