Esportes

Capixaba bicampeã mundial é destaque do Meeting Paralímpico em Vitória

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa vai reunir 190 competidores em provas de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo, neste sábado, em Vitória

Foto: Douglas Magno / CPB
Mari Gesteira é bicampeã mundial de natação e um dos destaques do Meeting Paralímpico em Vitória

O Meeting Paralímpico Loterias Caixa, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), acontece em Vitória neste sábado (27), com a participação de 190 esportistas competindo em provas de atletismo, natação, tiro com arco e tiro esportivo.

O evento, que irá reunir atletas experientes e jovens das categorias de base, terá entre seus destaques a participação da nadadora bicampeã mundial Mariana Gesteira, em sua última competição antes das seletivas para os Jogos Paralímpicos de Paris/2024.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As provas serão realizadas em dois locais: a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, vai receber 134 competidores do atletismo e 16 do tiro com arco, enquanto o Álvares Cabral, em Bento Ferreira, sediará provas de natação com 25 atletas e de tiro esportivo, com mais 15 participantes.

Mariana Gesteira, 28 anos, deverá nadar no Meeting suas principais provas, nas quais foi medalhista no Mundial de Manchester, em 2023: 50m livre (ouro), 100m livre (prata) e 100m costas (bronze). A nadadora da classe S9 (comprometimento físico-motor) afirmou que o evento a ajudará em sua preparação para o Open Internacional de Natação, que acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 2 a 4 de maio, oportunidade para que os atletas paralímpicos atinjam o índice para os Jogos Paralímpicos de Paris/2024.

“Vou usar a competição para testar estratégias de prova, porque estamos muito próximos da seletiva. Poder ter essa prévia será muito bom. Meu objetivo principal é sair daqui com tudo muito encaixado”, contou Mari Gesteira.

Mariana disse que toda sua preparação em 2024 está voltada aos Jogos de Paris e que, apesar de dificuldades, sua confiança está alta.

“O começo do ano não foi fácil, senti algumas dores articulares. Mas, como sempre, conseguimos superar tudo. Mesmo diante de desafios, estamos no melhor momento do treinamento. Isso tudo tem a ver com uma preparação minuciosa para que eu estivesse pronta na hora certa”, afirmou a nadadora, que nasceu com Síndrome de Arnold-Chiari, uma má-formação do sistema nervoso central que afeta a coordenação e o equilíbrio.

LEIA TAMBÉM: Disputa pelo título de melhor equipe de canoa havaiana do Estado movimenta a Praia da Costa

DESTAQUES CAPIXABAS TAMBÉM NO ATLETISMO E NO TIRO ESPORTIVO

Foto: Miriam Jeske/CPB
Marcos Vinícius, natural de Jaguaré, foi medalhista de prata no Parapan de Santiago, em 2023

Na pista da Ufes, um dos destaques será o velocista Marcos Vinícius de Oliveira, natural de Jaguaré, medalhista de prata nos 100m e nos 400m da classe T12 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, em novembro de 2023.

Outro capixaba medalhista internacional em 2023 que vai competir no Meeting será o atirador Bruno Kiefer, integrante do grupo formado com Alexandre Galgani e Jéssica Michalak que conquistou a primeira medalha do Brasil em um Mundial de tiro esportivo, pódio alcançado em Lima, em setembro de 2023.

SERVIÇO

Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Vitória

Quando: sábado (27)
Horário: início às 7 horas
Local: Ufes (atletismo e tiro com arco) e Clube Álvares Cabral (natação e tiro esportivo)
Entrada: gratuita

LEIA TAMBÉM: Veja o que vai rolar no último dia do ArcelorMittal Wahine Bodyboarding Pro