Viver do futebol é o sonho de nove entre 10 meninos no Brasil. Um sonho que virou realidade para o capixaba Murilo Henrique Santos. Só que, aos 28 anos, ele trilha um caminho diferente do que a maioria imagina. Depois de duas temporadas de sucesso no frio da Finlândia, o lateral-esquerdo, agora, vai se aventurar em outro destino exótico para o futebol: a Malásia.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Murilo se despediu do SJK, da Finlândia, e acertou com o Johor Darul, da Malásia. Após seis anos no futebol europeu, atuando em Portugal, Espanha e Finlândia, o capixaba assinou contrato de duas temporadas e meia com a equipe asiática, que vem de 10 títulos nacionais seguidos.
“Estou muito feliz com essa oportunidade. O Johor é um clube de muita tradição na Malásia, atual decacampeão nacional, e eu chego com uma motivação enorme para ajudar o clube a alcançar grandes conquistas e crescer também no âmbito internacional. Quando eu recebi o convite, fiquei imensamente honrado e vou dar o meu máximo para contribuir da melhor forma”, conta Murilo.
Historicamente, o clube conta com um grande número de jogadores do Brasil. O atacante Diogo, ex-Portuguesa, Santos, Flamengo e Palmeiras, e o zagueiro Maurício, que atuou no Palmeiras, Sporting, Lazio e Spartak de Moscou, são alguns exemplos. Atualmente, a equipe malaia conta com Bergson, revelado pelo Grêmio e com passagens por Ceará e Fortaleza.
“O Johor é um clube com muita história envolvendo brasileiro. Atualmente tem o Bergson, que é um ídolo aqui. É bom saber dessa identificação e espero agora construir também a minha história. Como eu disse, me sinto feliz, motivado e com grande expectativa para retribuir dentro de campo”, completa Murilo Henrique.
Carreira no exterior
Murilo é capixaba e começou a carreira no sub-17 do São Francisco do Conde/BA. Ele se profissionalizou em Portugal, defendendo a equipe B do Varzim, em 2014. Após o processo de profissionalização, retornou ao Brasil para defender Linhares e Rio Branco, entre 2015 e 2016. No mesmo ano, retornou à Europa para atuar no Areas e Ourense, ambos da Espanha. Por fim, foi contratado pelo SJK, quando foi eleito o melhor lateral do país gelado.
Seus dois últimos anos na Finlândia foram de retornos: após disputar 33 jogos, marcar um gol e dar seis assistências pelo HJK, foi novamente contratado pelo SJK para a temporada de 2023. No total, foram 67 jogos, dois gols e 21 assistências em sua aventura na Finlândia.
“Passei por várias situações inusitadas, mas creio que a mais diferente aconteceu numa partida em que o clima estava normal, uns 5ºC, mas logo no início do jogo o clima caiu e começou a nevar muito. E assim foi durante todo primeiro tempo. Mas o detalhe é que eu estava sem blusa térmica por baixo, não esperava essa neve toda”, conta Murilo.
Já apresentado no novo clube, ele explica que a opção por destinos pouco convencionais do mundo da bola é sempre tomada pela paixão pelo futebol. Mesmo que ele já tenha sido chamado de “louco” por amigos.
“As pessoas que estão comigo durante toda minha carreira sabem que é uma loucura boa, é por amor, é por não medir esforços e por me desafiar ao meu limite. E, no fundo, acho que eles também já são um pouco loucos (risos)”, brinca.
LEIA TAMBÉM: Quem é o atacante capixaba que está na mira do Barcelona